terça-feira, 31 de março de 2015

Sacramentos a Serviço da comunhão e da missão dos fiéis: Matrimonio

A Instituição do Matrimônio foi oficialmente reconhecida como um dos Sacramentos da Igreja no Concílio de Latrão IV (1215). Teologicamente, o Matrimônio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja.  Diferentemente dos outros Sacramentos, este não foi instituído por Cristo porque é anterior ao Cristianismo, mas foi elevado à dignidade de Sacramento por Cristo que reconheceu alguma coisa de fundamental e boa na instituição marital. (cf. Cân. 1055).

Segundo o CIC: 1601. - "O pacto matrimonial, entre os batizados, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, foi elevado por Cristo, como Senhor, à dignidade de sacramento.” (Cân. l055 §1).

O matrimônio é um Sacramento de Serviço (junto com a Ordem), através dele nos unimos ao sexo oposto para juntos construirmos uma família, vivendo uma doação total ao outro e a Deus, chamados a construir uma família cristã, com pensamentos retos e morais. Neste sacramento, precisa ser primeiro de tudo, um território santo com amor sincero e verdadeiro; os próprios noivos são os ministros, eles se comunicam um ao outro a graça do amor entre cristo. É muito significativo quando outro casal de marido e mulher se faz de testemunha qualificada do matrimonio. Eles preparam os noivos nas respectivas comunidades e como testemunho de sua fé lhes passam a própria experiência.

Deus nos fez para a felicidade, não nascemos para viver sozinhos, mas sim com uma companhia. O Pai quando criou o homem, deu a ele uma companhia: Eva. Deus também acrescentou: ‘Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne’.
 (Gn 2, 24).

Papa Francisco destaca a importância do Matrimônio:
“Na união conjugal, o homem e a mulher realizam esta vocação no sinal da reciprocidade e da comunhão de vida plena e definitiva. Quando um homem e uma mulher celebram o sacramento do matrimônio, Deus, por assim dizer, se reflete neles: imprime neles os próprios traços e o caráter indelével de seu amor. O matrimônio é o ícone do amor de Deus conosco”.

O Sacramento do Matrimônio é uma das grandes obras divinas, que foi criado para o Amor Familiar. A Família é o grande investimento que Deus criou, é através dela que se educa cidadãos retos procurando a imitação de Cristo Jesus.

Texto com adaptações.

http://papa.cancaonova.com/papa-dedica-catequese-ao-sacramento-do-matrimonio/
http://www.universocatolico.com.br/index.php?/matrimonio-sacramento.html
http://formacao.cancaonova.com/diversos/o-sacramento-do-matrimonio/

Nenhum comentário: