quarta-feira, 18 de março de 2015

Sacramentos da Iniciação Cristã- Eucaristia

A Eucaristia é um dos sacramentos deixados por Jesus à sua Igreja. É um dos sinais da graça e da presença de Cristo, hoje, no meio de nós. Jesus quis que a comunidade dos seus discípulos nascesse de novo pelo batismo, fosse marcada pelo selo do Espírito Santo na confirmação, recebesse o alimento e a vida pela Eucaristia. Portanto, a Eucaristia é Deus alimentando seu povo que caminha para a ressurreição final.

A Eucaristia apresenta uma diversidade de nomes sempre tentando revelar a riqueza de seu conteúdo. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) apresenta oito nomes para este sacramento: Eucaristia, Ceia do Senhor, Fração do Pão, Assembleia Eucarística, Memorial da Paixão e Morte do Senhor, Santo Sacrifício, Santa e Divina Liturgia, Comunhão e Santa Missa. Destes, dois aparecem no Novo Testamento: Ceia do Senhor e Fração do Pão. 

A Eucaristia é o memorial de Cristo, pois por meio dela se torna presente o único sacrifício de Cristo pelos homens e se faz atuante, quando a Igreja celebra este sacramento, ela participa da oferta de Cristo e vive sua dimensão oferente, ou seja, ela mesma se oferece na vida, nos sofrimentos, no louvor, na oração e no trabalho de seus fiéis. O modo da presença de Cristo no sacramento da Eucaristia é único e está acima de todos os outros sacramentos. Nela Jesus se faz presente em corpo e sangue, alma e divindade.  O Concílio de Trento afirma: “pela consagração do pão e do vinho opera-se a mudança de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo Nosso Senhor e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue; esta mudança, a Igreja católica denominou-a com acerto e exatidão transubstanciação”.

Eucaristia é a celebração da pascoa de Jesus, da nossa pascoa, da pascoa do mundo. É o sacrifício da cruz, a oblação total do Cristo. Seu amor até a morte. É a celebração da vida e da morte, em cristo morto e ressuscitado, todas as nossas cruzes na cruz da redenção.
Eucaristia é a nova aliança no sangue do cordeiro Jesus nosso irmão, filho de Deus e filho de Maria, aliança definitiva feita por Jesus com Deus e com seu povo.

A missa continua na nossa vida, vamos pelo mundo a fora como os apóstolos, fazendo acontecer a eucaristia sob os 4 cantos da terra.

Texto com adaptações.
http://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/o-sacramento-da-eucaristia/
http://arqrio.org/formacao/detalhes/177/o-sacramento-da-eucaristia
http://catequistabr.dominiotemporario.com/doc/CBV-Sacramento-Eucaristia-DIOCSE-SJ-PINHAIS.pdf

Nenhum comentário: