terça-feira, 17 de março de 2015

Sacramentos da Iniciação Cristã- Batismo

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, os sacramentos da Iniciação Cristã, o batismo, Confirmação e eucaristia são “os fundamentos de toda vida cristã”. 

O Batismo é um dos mais belos e o mais magnifico dom de Deus, é um sacramento de fé, onde os batizados “vestem-se de Cristo”, são purificadas pelo Espirito Santo e se tornam novas criaturas, que são recebidas e integradas na comunidade da Igreja, para viver e testemunhar o evangelho de Jesus como cristãos com sua nova família comunitária, cultivando e fortificando sua fé.

O Rito do Batismo contém belos momentos e simbologias, 
vamos conhecer quais são e o que significa cada uma:


"Água": Símbolo Batismal mais importante é a “Água”; ela é apenas um Símbolo, não tem a força e nem o poder de purificar o pecado. É o Espírito Santo que nela atua em todos os acontecimentos e no momento do Batismo, Ele, com a força e o poder Divino destrói todo o mal que existe e proporciona a alegria de uma nova vida.

“Sinal da Cruz”: O sacerdote convida os Pais e Padrinhos a traçarem o “Sinal da Cruz” na fronte da criança. Este gesto tem grande significação, pois quer exprimir o primeiro encontro da criança com a fé em Jesus Cristo e na Salvação pela morte redentora do Senhor na Cruz. Porque foi pela morte Dele que nos reconciliamos com o Pai Eterno e fomos inseridos na amizade da Santíssima Trindade. O Sinal da Cruz relembra esta verdade histórica. Quando o sacerdote convida os pais e padrinhos a realizarem tal gesto, quer dizer que a salvação de Deus vem à criança através da fé dos pais, pois eles, pelo Sacramento do Matrimônio, são constituídos mediadores entre Deus e o filho, exercendo a função sacerdotal. Os Pais receberam de Deus pela própria missão criadora e pela graça do Sacramento do Matrimônio, o poder de abençoar os filhos. Por isso, eles são convidados por Deus a adquirirem o costume de abençoarem os seus filhos enquanto pequenos e quando crescidos.

“Anúncio da Palavra de Deus”: Ela ilumina com a verdade revelada aos batizados e a toda a assembleia, suscitando uma resposta de fé, que significa libertação dos pecados, com a profissão de fé no qual se renúncia toda forma de tentação e as forças negativas.

“Unção com Óleo”: Há dois ritos de Unção no Batismo. A primeira “Unção” é feita antes da “infusão da água”, durante as preces após a Liturgia da Palavra. É a Unção com óleo chamado dos Catecúmenos. O sacerdote unge o peito da criança, dizendo: “O Cristo Salvador te dê sua força. Que ela penetre em tua vida como este óleo em teu peito”. Na parte final do Batizado é feita a segunda “Unção com Óleo da Crisma”. No Antigo Testamento era comum ungir os sacerdotes, reis e profetas. Também Cristo foi ungido pelo Espírito Santo de um modo muito especial. Então esta Unção quer significar que pelo Batismo nos tornamos participantes do poder messiânico de Jesus. E também, conforme a primeira epístola de São Pedro (1 Pedro 2, 9-10) nos tornamos raça eleita com Cristo, reis (rainhas), sacerdotes (sacerdotisas) e profetas (profetisas).

“A Vela Acesa”: Na cerimônia do Batizado, o celebrante convida o Padrinho a acender no Círio Pascal a vela da criança e ele reza a oração: “Pais e Padrinhos, esta luz vos é entregue para que a alimenteis. Por isso, esforçai-vos para que esta criança caminhe na vida iluminada por Cristo, como filho da luz. Perseverando na fé, possa com todos os santos ir ao encontro do Senhor, quando Ele vier. Recebei a luz de Cristo!”. São os pais e os padrinhos que mantêm acesa a fé da criança, até o dia feliz da Primeira Comunhão, e da Crisma. Pelo Batismo somos iluminados, participamos da Luz que é Cristo. Não mais andamos nas trevas, pois somos filhos de Deus. A vela acesa pode significar também a nossa fé. Ela mantendo-se acesa mostra que não caminhamos nas trevas do inimigo. Os Pais se tornam responsáveis para que a criança se torne luz para os outros em sua vida.



“O dia do nosso Batismo é o ponto de partida
 de um caminho belíssimo, um caminho de conversão
 que continuamente vem apoiado pelo Sacramento da Penitência". 
"O Batismo é a nossa verdadeira identidade de filhas e filhos de Deus. O batismo em certo sentido é a carteira de identidade do cristão”.  Papa Francisco (Catequese - 13/11/2013).


Texto com adaptações.

Fontes: CIC - Catecismo da Igreja Católica
www.a12.com/formacao/detalhes/o-padrinho-de-batismo-e-a-vela
apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/simsina.html
blog.cancaonova.com/felipeaquino/2014/03/26/voce-sabe-o-que-sao-os-sacramentos/#more-4471
http://papa.cancaonova.com/na-catequese-papa-fala-do-batismo-carteira-de-identidade-do-cristao/




Nenhum comentário: