quarta-feira, 25 de março de 2015

PJ Oblatas participa de encontro de jovens da Região Belém

A Pastoral Vocacional Oblata formou uma parceria com o grupo de animação Vocacional da Diocese da Região Belém (Zona Leste/SP). A finalidade desta equipe é cultivar na juventude a cultura vocacional, num sentido amplo, visando o chamado à vida, e o sentido dos diversos chamados que Deus faz para cada pessoa.  O intuito é despertar a juventude para as diversas vocações para que respondam suas inquietações em relação ao chamado de Deus em suas vidas.

A Diocese do Belém está dividida em 10 setores que são representados pelos bairros da Região. Neste ano de 2015 a equipe se concentrará com atividades em quatro setores: Carrão/ Vila Formosa, Vila Prudente e Tatuapé.

No último dia 22 de março (domingo) aconteceu o primeiro o encontro desta programação, na paróquia São Vicente de Pallotti e São Pedro Apostolo (Setor Carrão/ Vila Formosa), que acolheu cerca de 40 participantes. Com a assessoria de Marcelo Naves, (Professor de Filosofia, voluntário na pastoral carcerária e militante jovem) o tema “Como ser Jovem testemunhando o evangelho na sociedade atual”, foi abordado dentro de uma dinâmica de “roda viva”, onde o assessor colocava frases a respeito da sociedade, com questões políticas, econômicas e juvenis, que inquietavam os participantes a expressarem suas opiniões. 

Tivemos também a participação das noviças e postulante Oblatas na animação e na mística do encontro. As jovens Oblatas apresentaram em forma de teatro uma releitura da Parábola do Bom Samaritano, na qual o Samaritano era uma prostituta.

No segundo momento do encontro, o assessor trabalha a questão bíblica, fazendo um paralelo da estrutura política, econômica, social e religiosa do tempo de Jesus em Nazaré, com os tempos atuais, deixando claro que para ser testemunha do evangelho, é importante conhecer as estruturas da realidade que nos cerca para entender a nossa postura enquanto jovens cristãos e cristãs que desejam responder com alegria sua vocação sendo testemunhas de um mundo novo.

Abaixo veja algumas imagens do evento:


 

Nenhum comentário: