segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Especial Mês da Bíblia - Bíblia e Vocação

"A Bíblia é como um álbum de fotografias em que encontramos uma variedade imensa de vocações que trazem luz para iluminar a vocação que sentimos dentro de nós. A maneira de Deus chamar as pessoas é muito variada. Nenhuma vocação se repete. Chama a Abraão e Sara de um jeito e a Maria Madalena de outro. Também a maneira de perceber a vocação é diferente, e diferente são as respostas que são dadas. Uns oferecem resistência, outros aceitam logo. Uns como Jeremias, têm problema e dúvidas, lutam com a vocação até o fim da sua vida. Outros, como Amós, não têm problemas nem dúvidas e aceitam o chamado, que se torna o eixo de suas vidas. Uns são chamados desde a juventude, outros só depois de velhos. Uns são chamados desde a juventude, outros só depois de velhos. Uns são chamados para uma tarefa bem limitada, outros para uma missão que envolve a vida inteira.

A Palavra que chama às vezes se impõe com força irresistível, como fogo dentro dos ossos (Jr 20, 9) ou como marreta que arrebenta as rochas (Jr 23,29). Outras vezes, como convite que deixa total liberdade (Is 6,8). Outras vezes na alegria (Jr 15,16). Para uns, o chamado de Deus vem com muita clareza, para outros não há clareza nenhuma, nem percebem nada de Deus. Sentem apenas uma necessidade humana que não pode ficar sem resposta. E quando, no julgamento final, Deus os elogia (Mt 25,34-35), eles dizem: “Quando foi que vi o senhor com fome e sede, sem roupa e na prisão, doente? Não estou lembrado!” ( cf. Mt 25,37-39). E Deus responderá: “Foi quando você ajudou aquela pessoa pobre. Era eu!” (cf. Mt 25,40).

Umas pessoas são chamadas para libertar o povo (Is 61,1; Ex 3,10); outras, para organizá-lo; outras para presidir suas assembleias, organizar o culto, cantar, profetizar, denunciar, animar, anunciar, aconselhar, guiar, reprimir, governar (cf Rm 12,4-8; 1Cor 12,4-11). Vocação para missões grandes e missões pequenas, importantes e menos importantes, ligadas ao povo todo e ligadas a um pequeno grupo. Missões que valem para muitas gerações, outras que valem para pouco tempo ou só para a pessoa que as recebe.

Para chamar as pessoas, Deus usa os mais variados meios de comunicação: sorteio, aclamação, indicação da comunidade, percepção das necessidades do povo, ação de bravura, perigo de guerra, chamado interior, aparição de um anjo, sonhos, chamado de um companheiro, etc. Nenhuma vocação se repete!

O chamado de Deus não tira a liberdade das pessoas, pois elas reagem: “Quem sou eu?”. Cada um reage do seu jeito diante da missão que recebe, Cada um trava duas lutas dentro de si: a grande luta da transformação do mundo e a pequena luta da conversão pessoal. Ambas são igualmente importantes, ligadas entre si."

Com este texto do Livro "Vai! Estou contigo!" percebemos como a vocação é apresentada na Palavra de Deus por meio de tantas histórias de vida, que são tão atuais para nossos dias.

E você gostaria de fazer parte ou vivenciar uma história deste “álbum de fotografia” da bíblia? Então, abra seu coração e ouvidos para receber o convite que Deus te faz, chamando-te para ser mais uma/um personagem real do amor que Ele tem por nós. Sua experiência com este amor servirá de exemplo para muitas pessoas. E não se esqueça segundo a Bíblia, duas são as atitudes fundamentais da/o vocacionada/o diante do chamado de Deus: Obediência para seguir com prontidão e boa vontade o chamado de Deus e Gratidão por reconhecer que a iniciativa da vocação é sempre de Deus, que nos chama porque nos ama. Pense nisso! 


Nenhum comentário: