quarta-feira, 1 de agosto de 2018

"Vem e Segue-me!" - Agosto Mês Vocacional

No mês de agosto, a Igreja no Brasil nos convoca para um tempo mais profundo de reflexão, oração e ação pelas vocações. O mês vocacional foi instituído pela CNBB em 1981; numa assembleia geral. Tendo como objetivos, entre outros, o de afirmar “que todos os membros da Igreja, têm a graça e a responsabilidade do cuidado pelas vocações”.

Em sentido geral vocação é dom, talento, aptidão para um ofício ou profissão. Etimologicamente vocação é uma palavra que vem do latim: “VOCATIO”, que significa chamado, chamamento. À luz da fé cristã, vocação é o chamado de Deus que chama para o seguimento de Cristo. É Ele quem toma a iniciativa. 

Nas Sagradas escrituras temos vários exemplos: como a vocação de Maria a mãe de Jesus, dos primeiros discípulos, de São Paulo e tantos outros personagens bíblicos. Porque nos ama, nos chama. “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu quem vos escolhi...!” (Jo 15,16). É um chamado universal, porque todos são chamados por Deus. Todos são vocacionados, Deus não faz discriminação de pessoas.

No processo vocacional o mais importante é a missão; isto é, serviço que se presta a Deus através dos irmãos e de modo especial dos mais pobres e abandonados. Para a concretização deste chamado, Deus também usa de mediações humanas. João Batista apresenta  a Jesus: “Aí está o cordeiro de Deus”, então os discípulos seguem a Jesus. André apresenta seu irmão Simão a Jesus. Portanto, é necessário que nossas comunidades suscitem e acompanhem as diversas vocações da Igreja.

Sendo a vocação um DOM, fruto da graça de Deus; ela requer uma resposta livre e consciente. A pessoa é livre e consciente diante do chamado de Deus. Infelizmente há pessoas que por egoísmo e apegos a bens terrenos se fecham diante do convite do Senhor; é o caso do jovem rico do evangelho. A realização de uma pessoa depende de sua escolha vocacional. Santo Afonso, no livro A Prática de Amar a Jesus Cristo, citando o Pe. Granada, afirma que a escolha da vocação é “roda mestra”. “No relógio, estragada a roda mestra. Todo relógio fica desacertado. Do mesmo modo, quando se trata da nossa salvação, estando  errada a nossa vocação, toda a nossa vida ficará desacertada”. Para Santo Afonso todos os cristãos são chamados à santidade no seu estado de vida; isto é, na sua opção vocacional.

Como afirma São Paulo em 1 Cor 12,4: “os dons são diferentes, mas o Espírito é o mesmo”. Que  possamos cultivar as vocações em nossas comunidades e paróquias para que sejam terreno fértil, onde as diversas vocações germinem, floresçam e frutifiquem.

Texto:Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R. - com adaptações.
Fonte: Almanaque São Geraldo 2013.




Siga-nos no Instagram @vocacionaloblatas

Nenhum comentário: