quinta-feira, 9 de maio de 2019

Há 209 anos nascia Padre José Serra - Missionário

Em 11 de maio, a Família Oblata de todo o mundo celebra o aniversário de nascimento de José Maria Benito Serra que fundou, junto com Antonia de Oviedo, a Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor;


Por este motivo, o Blog Vocacional ao longo deste mês  irá apresentar um  pouco da vida de Padre Serra e você poderá entender o porque este homem é denominado profeta da Justiça e compaixão.


Há 209 anos nascia Padre José Serra


Missionário.

Sua missão começou assim que embarcou no dia 17 de setembro de 1845, viagem que durou três meses mar adentro até chegar à Austrália em 8 de janeiro de 1846.

Já se pode imaginar quantas aventuras e perigos Padre serra teve que enfrentar. Ali passaram por uma série de dificuldades para se aproximar dos aborígines. Não foi fácil quebrar o gelo da desconfiança; os missionários eram observados de longe e com suspeitas. E nesse sentido, podemos recordar um episódio: eles queriam promover momentos de oração todas as noites com os índios, no entanto, eles não vinham. Em certa ocasião, entretanto, quando os missionários estavam jantando, eles começaram se aproximar e Serra percebe que não é possível rezar com o estômago vazio. A partir daí os missionários buscaram conjugar as duas coisas: oração e comida.


A experiência intensa que Padre Serra faz enquanto missionário, mostra que ele se deixa conduzir pelo Espírito de Deus sempre, não se acomodando diante das dificuldades, pelo contrário; vai à luta: busca recursos e pessoas para melhor atender a Missão. Também encontra oposições, desafios e até mesmo calúnias. Mas assume a cada dificuldade, pois está consciente de sua escolha.

Permaneceu de 1846 a 1860 como missionário na Austrália. Em 1847 recebe o decreto de nomeação de Bispo de Porto Vitória. Em uma das viagens que fez para a Espanha (1849) para conseguir recursos e novos missionários, os jornais noticiaram sobre as suas atividades e sucessos e nesta viagem é premiado pela Rainha Isabel II com a Grande Cruz de Isabel a Católica. São anos onde se fez viajante, explorador, guia, acompanhante, sobre tudo educador e evangelizador. Formar pessoas é um sonho realizado para Padre Serra.




Fontes:
Duas histórias um único caminho
José Maria Benito Serra – Profeta da Justiça e compaixão
Biblioteca Histórica Vol.  III.1  e Vol. III.2 – José Maria Benito Serra
 – Estudos sobre sua vida – Missionário.




Curta nosso Facebook e Instagram 

Nenhum comentário: