Em 11 de maio, a Família Oblata de todo o mundo celebra o aniversário de nascimento de José Maria Benito Serra que fundou, junto com Antonia de Oviedo, a Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor;
Por este motivo, o Blog Vocacional ao longo deste mês irá apresentar um pouco da vida de Padre Serra e você poderá entender o porque este homem é denominado profeta da Justiça e compaixão.
Há 209 anos nascia Padre José Serra
A história de nosso Padre Fundador se passa no século XIX, durante a guerra da Independência no ano de 1808, momento em que as revoluções caracterizariam o século. Naquela época a sociedade espanhola não tinha muita segurança, e dentro destas circunstâncias, um casal, assim como vários, sai de Barcelona em busca de um local tranquilo para construir sua família.
E em Mataró o casal Sr. José Serra Fuster e Dona Teresa Juliá, formam sua família. Desse matrimônio nasce José Eudaldo Antônio Serra y Juliá, no dia 11 de maio de 1810. Um dia após o seu nascimento, foi batizado (12/05/1810), na igreja de Santa Maria
Ele era caçula da família, sendo que tinha uma irmã e irmãos mais velhos, filhos do segundo casamento do pai. Ainda pequeno; o menino Serra fica órfão e passa a ser criado por tutores. Com seus irmãos, não mantinha um relacionamento muito constante; pois, cada um seguiu seu caminho, mas existia um carinho entre eles que sempre se manifestavam quando se encontravam.
Em sua juventude ele experimentou os desafios e dificuldades apresentadas pela vida; ainda adolescente começou a trabalhar num estabelecimento comercial em Barcelona.
Os primeiros estudos do jovem Serra foram feitos em Barcelona junto dos Padres Escolápios num internato para meninos pobres. Esses primeiros anos de estudo são a base e o fundamento na formação da personalidade de Padre Serra. Em seus estudos em La Cava (Nápoles) dedicava-se com muito esmero, defendendo com vigor a filosofia tomista e acreditando que, com os estudos dessa filosofia, desapareceriam os erros e a antipatias contra os tronos e o altar. Ele se confessa tomista entusiasta desde a juventude e dizia:
“... transbordo de alegria ao ver a gloriosa restauração que se está fazendo dessa doutrina que, desde os meus primeiros anos, foi objeto de estudo do meu apaixonado coração.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário