sexta-feira, 13 de abril de 2018

Leitura Orante para a Juventude

Praticada desde os primeiros séculos do cristianismo, a chamada Lectio Divina ou Leitura Orante da Bíblia, é um método judaico de assimilação e aproximação da Palavra que leva os fiéis a orarem e contemplarem, buscando a comunhão com Deus.

Este método de oração, não é um estudo, e sim, uma leitura amorosa que enche nosso coração do mistério de Deus. E ela pode ser feita individualmente ou em grupo, pois, somos convidadas e convidados a vivermos a experiência do mistério de Deus, através da sua Palavra que alimenta a nossa fé e anima nossa caminhada em comunidade e nos grupos caminhada juvenil.

É importante que todas as pessoas, inclusive a juventude tenha uma experiência profunda com a Palavra de Deus, e a Leitura Orante proporciona essa intimidade com Deus. Atualmente vivemos numa sociedade cheia de conflitos, e precisamos ter uma base, um norte para guiar nossas vidas, nossa missão social e comunitária.

A Inclusão do Método da Leitura Orante para a juventude é mostrar a importância da Palavra Bíblica e o grande respeito que devemos ter, pois é uma fonte inesgotável de vida, amor e misericórdia. Através dela nossa vida se ilumina e sentimos a presença de Jesus conduzindo a nossa vida vocacional. “ Por que toda vida é uma vocação”.

Você deve estar se perguntando como que faz a Leitura orante? Então, ela se dá em 4 momentos: Leitura do texto, meditação, oração e contemplação.

Ao iniciar, é importante começar invocando o Espírito Santo, inspirador das Sagradas Escrituras, para que nossa mente se abra e possamos mergulhar nos mistérios de Deus. Escolhe-se uma passagem bíblica para fazer a leitura, ou pode escolher o texto da liturgia do dia.

Primeiro Passo: Na leitura Lemos com atenção, cada palavra, entendendo seu significado. Procuramos entender o que o texto diz em si mesmo, descobrir como o texto se situava dentro do contexto da época em que foi escrito.

Segundo Passo: Depois vem a Meditação onde procuramos entender o que o texto nos diz hoje. Significa atualizar a mensagem da Palavra para a nossa vida e nosso cotidiano.

Terceiro Passo: Oração: Este passo é entrar em sintonia e dialogo com Deus, dando uma resposta solicitada pela Palavra que nos foi dirigida por Ele. O que o texto me faz dizer a Deus? Até agora Deus nos falou algo, agora é o momento de conversarmos com ele (suplicas louvores etc).

Quarto Passo: Por fim, vem o momento da Contemplação: É entregar-se e se abandonar nas mãos de Deus e deixar que sua ternura toque o seu coração. É sentir pela fé, quase que intuitivamente, a presença de Deus ao nosso lado.

Esses quatro passos, são atitudes permanentes que coexistem e atuam juntas, embora com intensidades diferentes, conforme o grau em que a pessoa se encontra durante a prática.

Caso queira aprofundar mais o conhecimento pela leitura orante, você pode buscar livros com o tema, e grupos nas comunidades e Paróquias que se dedicam a Leitura Orante da Bíblia. 


Aqui deixamos um anexo, onde você pode seguir os passos da Lectio Divina. Inicie esta experiência! Reserve um momento todos os dias para fazer a Leitura Orante, escolha um ambiente silencioso e tranquilo e mergulhe no mistério de Deus. Boa Leitura!


Texto com adaptações.

Bibliografia: SECONDIN, Bruno. Leitura Orante da Palavra
 – lectio divina em comunidade e na paróquia. São Paulo: Paulinas. 2004.
Ray, Pe. Leitura Orante: Caminho de espiritualidade para jovens –São Paulo;
 Paulinas, 2001 – (Coleção espaço jovem. Série Espiritualidade).






Conheça nossa Página no Facebook: Vocacional Oblatas 
 

Nenhum comentário: