quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pelas estradas da vida


Caminhos a gente faz e rasga, andando sempre. Excupéry escreveu: "Uma vez traçado o caminho, só há uma coisa a fazer, segui-lo".
Na jornada cotidiana, é preciso armazenar coragem e força, entusiasmo e otimismo. Esperança e tenacidade. Para recomeçar sempre, enfrentando o desgaste de cada dia.

A vida nos judia, confronta e tritura. A vida nos envelhece e machuca, diariamente, mas sempre nos restam tantas ilhas benfazejas, repousantes. Os momentos bons. As horas alegres. Os instantes de plenitude. Já descobri que é preciso estocar essa bagagem leve, cheia de sol, para os momentos maus, para as noites de angústia, de tribulação. Vale o lembrete: nunca destrua uma ponte. nas horas de enchente e tempestade, ela pode fazer uma falta imensa!

Outra lição, velha como o mundo: quando iniciamos bem, a metade do trabalho foi realizada. E noventa por cento está garantida, por antecipação. Marcos Noronha, num dos seus livros, reflete: "O homem escolhe a morte, lá no escondido, quando não tem mais caminho".

Vida plena é um processo, uma direção e um destino. Nas artérias da vida enxertada em Cristo circula sangue jovem, num dinamismo que não estanca nunca. Vida plena, à luz do Evangelho, é luta e conquista, bandeira no topo da montanha, prêmio de mil batalhas e muitas imolações. Viver é caminhar, colocando a mochila às costas a cada amanhecer.

Bem-aventurados os que não abandonaram seu caminho traçado por Deus, o Pai que nos ama infinitamente. Desertar é perecer. E perecer fugindo tem gosto de traição. O velho Goethe tinha razão: "Fora da vida, dois caminhos se abrem. Um conduz ao ideal, outro conduz à morte". 

Verdadeira vocação é aquela à qual não se pode renunciar. E o verdadeiro caminho é aquele que não posso abandonar. Sabedoria total? Ser fiel a ambos, ao caminho e à vocação.

Felicidade é dom e conquista,
plantio perseverante, lenta maturação...
Os milagres da vida
brotam sempre da raiz escondida
nas profundezas do chão.

Pe. Roque Schneider, SJ
Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus 

Nenhum comentário: