quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Especial Mês Vocacional - Vocação a vida Religiosa Consagrada feminina

"A princípio penso que antes de dizer um pouco sobre o que venha a ser a Vocação da Vida Religiosa Consagrada Feminina, seja necessário esclarecer sobre o que é vocação.

O termo vocação vem do latim, vocare que quer dizer “chamado”, ou seja, chamado a um desafio, um convite. A nossa vocação fundamental e primeira é a de ser pessoa humana. Somos chamadas(os) a sermos protagonistas e sujeitos de nossa história, a conviver como irmãs (os) uns dos outros, chamadas(os)  a viver a palavra do Deus amor, que nos ama e nos chama. Na igreja vocação é um chamado de Deus para o serviço de seu reino. Alguns homens e mulheres se sentem inquietados e chamados a assumir sua vocação no estilo da vida religiosa consagrada.

Tendo esclarecido em poucas palavras o que venha a ser vocação, falarei sobre a vocação a vida Religiosa Consagrada feminina.

Vocação Religiosa é um dom para a Igreja e um sinal para o mundo. As religiosas são consagradas à Deus para servi-lo e para servir aos irmãos e irmãs. Este serviço se dá através de um jeito próprio, ou seja, de acordo com o Carisma de cada Congregação Religiosa e de cada membro da mesma como um dom, como um modo próprio de ser e agir. Esse dom dado pelo Espírito torna a pessoa apta a realizar determinada missão. Toda jovem que se sente inquietada com este chamado, dá início a busca e descobrimento de diversos grupos com seus carismas específicos. São jovens que animadas pelo Evangelho e inquietadas pelo chamado de Deus desejam consagrar sua vida totalmente a Deus, numa espiritualidade e uma missão específica. 

São mulheres chamadas a deixar tudo, casa, família, propriedade, bens, e livremente ingressam numa Congregação ou Ordem religiosa. Professam os Votos de pobreza, castidade e obediência. Procuram viver sua consagração batismal numa vida de oração e trabalho. O fundamento da Vida Religiosa Consagrada feminina é Jesus Cristo, sendo Ele o Redentor de nossa história e de nosso chamado, tornando-se alimento que nutre nossa vida e nos torna testemunhas vivas do seu Reino de amor.

Sinto-me feliz por ter me inquietado ao apelo que o Redentor desperta em meu coração para ser voz profética em seu reino. Deixando que Ele faça de mim sua discípula e missionária anunciando sua Redenção às mulheres em situação de prostituição, sendo este o carisma específico da congregação que escolhi de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor. Hoje estando na etapa do noviciado sinto-me realizada com o caminho até aqui percorrido, sempre confiando meu processo ao olhar da Mãe da Esperança. Esperança que me sustenta; Esperança que me anima; Esperança que me lança a trilhar as pegadas do Cristo Redentor."

Por: Evelyn Caroline - Noviça Oblata

Nenhum comentário: