quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Especial Mês Vocacional - Os sete passos para responder a vocação

Durante este processo do reconhecimento do chamado de Deus é importante fazermos uma fazer uma análise de nossa realidade, na qual vivemos altos e baixos na caminhada vocacional.

A bíblia nos ajuda neste momento com exemplos de alguns profetas que também tiveram suas resistências: Abraão e Sara não conseguiam crer na própria vocação e apresentavam caminhos alternativos (Gn 17,17), (Gn 18, 1-8), (Gn 21, 1-7), (Gn 22, 1-2), (Gn 22; 11-19) Moisés resistiu porque teve medo e não queria se comprometer (Ex 3, 7-10), e Elias resistiu porque tinha o olhar perturbado por algum defeito que o impedia de avaliar a situação com objetividade e perceber a vocação e Deus (1Reis 17 -21), (1Reis 19, 2-6), (1Reis 19, 4-8) (Ex 19, 1-8), (1Reis 19, 10.14), (1Reis 18, 40), (1Reis 19, 11) (Ex 19, 16, (1Reis 18, 38) , (1Reis 19, 11-12), (1Reis 19, 13).

É dentro deste contexto que Deus percorreu com os profetas os sete passos da vocação: Ouvir, lembrar, ver, conhecer, descer, decidir, chamar. Não são passos distintos, um depois do outro e sim entrelaçados com para que eles percebessem dentro da realidade que vivam a resposta para o chamado.

    1-Ouvir: Deus ouvir o clamor
Devemos aprender a escutar o grito calado do pobre, aprender a perceber os problemas dos outros, estar atentos aos acontecimentos. Como Jesus na estrada com Emaús, devemos nos aproximar das pessoas, caminhar com elas, fazer silêncio  para escutar o que conversam e perguntar, ter um “desconfiometro” para receber eventuais resistências, desvios e enganos. O ponto de partida é saber fazer silêncio dentro de nós para poder escutar a vocação.

    2-Lembrar – Deus se lembrou da aliança com Abraão, Isaac e Jacó
Muitas vezes, ao presenciar um fato na rua e escutar uma notícia na televisão, você se lembra de alguma situação já vivida antes. Os fatos que acontecem hoje trazem de volta as coisas do passado, seja da família, seja do Brasil. E esta lembrança do passado, por sua vez, ajuda a dar uma resposta mais coerente aos apelos que recebemos hoje. A memória do passado é chave para poder analisar bem a situação  de hoje e perceber os apelos ou as vocações que aí existem para nós. Sem memória do passado não há futuro para o povo!

    3-Ver – Deus viu a miséria do seu povo 
Todos os dias vemos a miséria do Brasil: pobres na rua, brigas em família, desemprego, corrupção, exploração sexual, prostituição, tráfico de pessoas, fome, violência etc., mas nem sempre nos damos conta do que está acontecendo. Vemos as coisas, mas não  as percebemos. Nós nos acostumamos e nos tornamos insensíveis diante dos problemas do país e das pessoas. Não analisamos as coisas, e para acalmar uma possível rebeldia da consciência arrumamos motivos e pretextos para não nos envolver. Por falta de análise crítica da realidade para não nos envolver. Por falta de análise crítica da realidade não enxergamos o apelo e, mesmo vendo não descobrimos nossa vocação.

     4-Conhecer: Deus conheceu os sofrimentos
Na Bíblia, a palavra Conhecer indica não só um conhecimento teórico obtido pelo estudo (isto pertence ao terceiro passo do Ver). Na Bíblia, conhecer indica uma experiência prática, obtida na convivência. Uma coisa é conhecer de longe, outra é sentir de perto. Quem vive em condomínio fechado não sabe o que sofre um favelado. Quem esteve na cada de um desempregado sabe o que significa não ter o que comer. Uma vocação que não se envolve não atinge o seu objetivo.

    5-Descer: Deus desceu para libertar o seu povo
A situação do povo que gritava fez com que Deus saísse do lugar onde estava para colocar-se no lugar onde estava o povo. Mudou de posição. Fez opção pelos pobres e oprimidos. Descer significa mudar de posição social. Para poder assumir sua vocação é muito importante a pessoa fazer algo, por menor que seja, para descer, mudar de posição. Por exemplo: no jeito de oferecer uma ajuda aos outros, na hora de votar, nas decisões que se tomam, na maneira de fazer a análise dos problemas etc. Diz um proverbio: “A fome na China pode ser grande, mas meu calo dói mais!”. É colocando-me no sapato do outro que percebo que a fome na China dói mais que o meu calo.

    6-Decidir – Deus decidiu fazê-lo subir para uma terra fértil e espaçosa
Deus Ouviu , lembrou, viu, conheceu e desceu. Agora ele começa a agir, tomando decisões concretas a partir da posição do outro, com o enfoque do outro, e elabora um projeto para libertar o povo daquela situação. Percebeu que do jeito que o povo estava não podia continuar e que era necessário encontrar um outro modo de viver. O projeto levou quarenta anos para ser realizado. Deus parece não ter pressa. Ele não planta alface, Planta Jacarandá.

     7-Chama: Deus chamou Moisés e o enviou para tirar o povo do Egito
Deus chamou Moisés, Moisés chamou Aarão, Aarão chamou outros, os outros chamaram outros. Iniciou-se um processo que chegou até nós. Deus tomou iniciativas, envolveu pessoas, fez com que os outros passassem pelo mesmo processo. A raiz da vocação que ele (Deus) estava recebendo do povo e em atender ao chamado dos oprimidos. A raiz da nossa vocação é a vocação de Deus. Através do chamado que nos dirige e que nós descobrimos dentro dos fatos, Deus vai dando uma resposta à vocação que ele está recebendo hoje dos pobres, aqui no Brasil. Foi assim que Jesus viveu a sua vocação lá na Palestina, e é assim que também devemos experimentar e viver a nossa vocação. Isto dá a maior profundidade e compromisso ao que já estamos fazendo.

Livro Vai estou contigo!

Nenhum comentário: