quinta-feira, 17 de abril de 2014

Espiritualidade da Redenção - Por. Irmã Maria Helena

Nossa espiritualidade é fundamentada nas atitudes de Jesus Redentor, fonte e manancial que alimenta e sustenta nossa vida. Jesus deixa claro em todos os seus ensinamentos a opção que Ele fez pelos pobres e excluídos. Os rostos sofridos dos pobres são o rosto sofrido de Cristo, nosso encontro com Ele nos pobres é dimensão constitutiva de nossa fé e espiritualidade. Todas as parábolas contadas por Ele falam de misericórdia, caminho trilhado por Ele e coração da espiritualidade da Redenção. 

No grupo que o acompanhou havia cobradores de impostos, doentes, mulheres pobres e discriminadas, prostituídas, violentadas em seus direitos... Jesus nos ensina que o caminho para a Redenção parte de uma atitude concreta diante do sofrimento e da realidade do outro. “Tive fome e me deste de comer, sede e me deste de beber, nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, na prisão e viestes me ver... Todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos... foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt.25, 36-40). É este mesmo Espírito que sustenta os passos daquelas e daqueles que seguem Jesus, e querem viver uma Espiritualidade de Redenção.
Madre Antonia

É este mesmo Espírito que sustenta os passos das Oblatas do Santíssimo Redentor, e nele procuramos viver a mística do caminho, do movimento, indo ao encontro da mulher prostituída e seu contexto. Os ensinamentos de nossa fundadora Madre Antonia da Misericórdia, que entendeu e viveu os ensinamentos de Jesus continua ecoando em nossos ouvidos ainda hoje: “Quero que vejam nas mulheres prostituídas o Rosto de Jesus, elas são Sacramento de Deus para nós”.


 
”Jesus, após sua ressurreição, sem bater, sem atravessar a porta, se apresenta, manifesta-se corporalmente. Mostra suas mãos e seus pés. Mãos que operaram milagres, que tocaram em pessoas e situações, que revelaram o rosto misericordioso de Deus. Pés de pregador itinerante, de missionário incansável. Tanto as mãos quanto os pés do ressuscitado estão marcados pelo que ele realizou na história” (extraído do livro, Permanece conosco senhor – Pag. 82 Vol. lll – CRB).



Assim vivemos nossa Espiritualidade de Redenção, celebrando com as mulheres as pequenas conquistas, descobrindo cada dia que nestes espaços que vamos criando, estão plenas as sementes do Verbo e que estas sementes podem germinar a cada momento. Seguimos ao lado delas como um sinal profético, prosseguindo o projeto inclusivo de Jesus, seguindo suas pegadas com o colorido da realidade atual, sendo portadoras de uma espiritualidade de encarnação e redenção, carregando este perfume de espiritualidade em cada gesto de acolhida, misericórdia, ternura respeito e compromisso social, convictas da ação e força do Espírito Santo.


Irmã Maria Helena Braga- OSR.

Nenhum comentário: