sexta-feira, 13 de abril de 2012

Semana Santa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Junto com todo o povo católico, as Irmãs Oblatas também vivenciam a Semana Santa, e de maneira intensa, o tríduo Pascal. Irmã Roseli nos relata esta experiência.

"HOSANA AO FILHO DE DAVI!"

Iniciamos a semana santa participando no Domingo da celebração de Ramos, na comunidade São Benedito das Vitórias. Conhecida como Domingo de ramos, a missa deste dia começa com a proclamação do Evangelho, com a benção e a profissão dos ramos. A partir desta, todo o povo Católico se interioriza e se prepara para vivenciar junto com Jesus seu sofrimento, que continua com a via- sacra.  Na terça-feira participamos de uma pelas ruas do bairro de viola formosa.
Na quarta feira, fomos na celebração penitencial na comunidade São Benedito, onde após a reflexão da palavra, pedimos perdão pelos nossos pecados através do gesto de queimar os nossos erros, escritos num papel, e na frente do Santíssimo recebemos a benção e o perdão dos pecados.

"FIZ ISTO PARA QUE FAÇAIS A MESMA COISA."
Na quinta feira santa, vivemos os últimos momentos de Jesus com os discípulos que é a missa de lava pés. Na nossa casa começamos o tríduo pascal com um dia de retiro comunitário, onde rezamos e fizemos memória da instituição da Eucaristia e o serviço ao próximo, expressado no lava-pés, realizado por Jesus.
Foi um dia de oração e silêncio. À noite, participamos da celebração e após da vigília de oração, adoração, comunhão e solidariedade com Jesus em agonia no Horto das Oliveiras, na paróquia São Benedito das Vitórias. A primeira hora da adoração foi coordenada pela Ir. Josefina.
                                                  

 "AMOU-NOS ATÉ O FIM!"
Iniciamos a sexta feira santa com o oficio da manhã, onde fizemos memória dos sofrimentos e da cruz de Jesus, e dos sofrimentos e da cruzes vividas por nossos irmãos mais excluídos hoje. No período da tarde, Ir. Josefina foi para o presídio Capital, onde participou da via sacra com as presidiárias. Eu, (Ir. Roseli) e Ir Florinda participamos da cerimônia da Paixão do Senhor na Paróquia são Vicente de Palotti. 
À noite fui ao santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração para participar da encenação da paixão e da procissão, e outras irmãs foram na “procissão do enterro de Jesus” na Igreja São Benedito.


"SÁBADO DE ALELUIA"

Fomos participar da vigília Pascal, na paróquia São Benedito. Esta celebração é muito significativa, pois, renovamos o nosso batismo.
Com a benção do fogo novo, círio pascal é aceso pelo celebrante que entra na Igreja entoando “eis a luz de Cristo” por 3 vezes. Em seguida proclama o Exulte que é anúncio da Ressurreição. A missa continua com cinco leituras, e a proclamação do evangelho, onde louvamos e glorificamos a Redenção de Jesus, encerrando a missa desejamos uns aos outros uma Feliz Páscoa!  






  "DOMINGO DE PÁSCOA!"
Cristo Ressuscitou! Aleluia! e com a Celebração Eucarística, começamos o domingo em ação de graças pela  Ressurreição do Senhor. Continuando este momento de alegria, nos juntamos às irmãs da comunidade Betânia e às três irmãs da comunidade N. Sra. Perpétuo Socorro, para partilhamos um delicioso almoço seguido de uma confraternização com a troca de presentes.
    

Nenhum comentário: