segunda-feira, 11 de março de 2019

O Vai e Vem da vocação

Quando falamos em discernimento, logo vem a questão da vocação. Discernir é ouvir um chamado de Deus e acolhê-lo. Discernimento e vocação estão intimamente relacionados. 

Quando Jesus escolheu os doze apóstolos, foi dita a razão dessa escolha: “Escolheu doze para estar com ele e para enviá-los a pregar” (Mc 3, 14). O chamado de Jesus tem dois momentos: chamado para dentro e chamado para fora.

O primeiro momento é o estar junto a Cristo e esse chamado é marcado pelo verbo “vir”. Jesus chama com um “vem”. São chamados a estar com o Cristo, a aprender com ele, a conhecê-lo. É o chamado para uma vida nova cujo centro será o ensinamento do Mestre. Trata-se de um chamado “para dentro”, pois se trata de entrar no grupo. Esse grupo se chama Igreja e esse momento se realiza com o batismo, marca de nossa entrada no corpo de Cristo (incorporação à igreja). Portanto o primeiro chamado que Jesus nos faz é para estar com ele em nossa comunidade eclesial, pois é ali que vamos ouvir a sua palavra, conhece-lo e aproximarmos de seu corpo. A resposta ao “vem” que Jesus nos dirige é a própria vivência do batismo.

Alguém poderia perguntar: - E isso é vocação? É vocação porque Deus chama cada um de maneira particular e devemos responder livremente se desejamos ir até onde ele está. Desde o ventre de nossa mãe, Deus já nos tinha escolhido (cf. Jr 1, 5) e respondemos afirmativamente a essa escolha sempre que nos interessamos por estar junto do Cristo na comunidade, ouvindo sua palavra, falando com ele pela oração, pertencendo ao seu grupo. Se não for estando na comunidade, como poderemos verdadeiramente estar com o Cristo e conhece-lo? E se não o conhecemos, como vamos amá-lo? E se não o amamos como vamos segui-lo? (cf. Rm. 10, 14-15)

Dessa resposta ao primeiro chamado de Jesus, depende o segundo momento. Nesse momento o centro do chamado é o Reinado de Deus. Os discípulos são enviados a pregar e continuar a obra de Jesus. Esse momento está marcado com o verbo “ir”. Jesus envia com um “vai”. Jesus diz aos discípulos para irem às pessoas anunciar o que viram quando estavam com ele. É o chamado “para fora”. O cristão não pode separar Jesus de seu Reinado e quem responde positivamente ao “vem”, deve responder igualmente ao “vai”. 

Quando falamos da vocação cristã, devemos ter presente que esses dois aspectos valem para todos embora a vivência de cada um seja distinta. Todos somos chamados por Cristo a estar com Ele na comunidade, mas cada um está segundo seu carisma pessoal. Mas todos têm que saber que estão ali como resposta ao chamado de Jesus. De igual maneira todos são chamados a testemunhar a palavra de Deus, igualmente segundo seu carisma. Uma grande parte dos cristãos dará testemunho somente em sua casa, em seu trabalho, mas também esses devem ter consciência de que o fazem como chamado do Senhor.

Todos devemos cumprir nossa vocação crista, que é responder com um sim a essas duas propostas de Jesus, o vem e o vai.

Pe. Élcio Toledo, SJ.


Nenhum comentário: