Ao contrário de outros livros, em que a primeira página é a indicada para a melhor compreensão da história, com a Bíblia ocorre justamente o contrário. São 73 livros que relatam diferentes momentos da história da humanidade. Para começar a ler a Bíblia a melhor escolha é pelo Novo Testamento e explicamos o porquê. Nosso maior referencial de fé é a história e a vida de Jesus Cristo, principalmente para o católico que busca conhecer a bíblia. Então, nada melhor do que iniciar pelos primeiros livros do novo testamento para saber, pelas palavras dos apóstolos, quais os maiores ensinamentos deixados pelo Mestre.
Os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João mostram quais eram as ações de Cristo perante fatos do cotidiano, de pessoas que tinham pouca fé, daqueles que eram subjugados e que sofriam preconceitos, e também ensinamentos de como deixar de lado as riquezas da terra em prol de outra riqueza, a espiritual, que tem a ver com o amor ao próximo. E também, para o católico que lê a bíblia, essas passagens nos fazem refletir em como tratamos os nossos semelhantes, de como agimos na nossa vida, e quais os tipos de tesouros que estamos acumulando e como queremos ser vistos por nossa comunidade.
Apesar de as histórias serem bem compreensíveis, é possível que em uma ou outra parábola ou ensinamento, o jovem que lê a bíblia pare e fique em dúvida. Não há problemas. Pelo contrário, você pode ler mais de uma vez os capítulos que não compreendeu ou recorrer a pessoas que tenham maior conhecimento sobre a Bíblia para tirar suas principais dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário