segunda-feira, 9 de julho de 2018

Vocação não é só chamado, é também resposta... Qual será a sua?

Um dos desafios que os adolescentes e jovens encontram em sua etapa de vital, é ter que escolher o que fará da vida no futuro. Além destes, muitos jovens e adultos, sentem inquietações em relação à escolha de um estado de vida. 

Para clarificar um pouco estas dúvidas, conversamos com Irmã Sirley da Silva que esclarece alguns questionamentos de jovens feitos para Pastoral Vocacional Oblata.

Irmã Sirley da Silva, se consagrou à Vida Religiosa como Oblata do Santíssimo Redentor no ano de 1991. Nestes 27 anos de Irmã Oblata, trabalhou na missão com as mulheres em contexto de prostituição em Belo Horizonte-MG, Juazeiro-BA e São Paulo-SP; foi formadora das aspirantes e postulantes, e atualmente é promotora vocacional da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor no Brasil.

Quando Deus chama uma pessoa, Ele chama pra que?
Irmã Sirley - O chamado está sempre vinculado a uma missão. E cada pessoa tem que descobrir qual é a missão de Deus para si. E para isso, é necessário fazer um discernimento vocacional. É importante ter uma pessoa preparada para poder orientar nesta fase de dúvidas. Que vai ajudar a jovem identificar os toques de Deus em sua caminhada vocacional. Porque Deus fala conosco no cotidiano da nossa vida. É aí o lugar que Deus escolhe para dialogar com os discípulos; quando estamos em relação em movimento. Deus nos chama, para seguir nas pegadas Jesus Redentor! 

Como foi que você sentiu o chamado de Deus em sua vida? 
IS - Eu era adolescente na época. Eu fazia parte do grupo de jovens, e sentia uma inquietude de lá dentro de mim. Era tão forte que nada me satisfazia, somente em oração na presença de Deus, e aí eu sentia paz, vontade de viver somente para Deus. Foi aí que pensei em entregar-me totalmente a Deus.

O que significa o nome Oblata? 
IS - O significado deste nome é Doação de vida, entrega, oferta, oblação. Significa que quando escolhemos ser uma Irmã Oblata redentorista fazemos uma doação total de tudo que somos e que temos.

Existem casos de Pessoas que rejeitam a sua vocação? 
IS - Sim. muitas pessoas não ouvem a voz interior. Não buscam um discernimento vocacional. Não escutam o coração e nem percebem seus sentimentos. Grande parte dos jovens acham que essa história de vocação é balela, e com isso deixam de lado o projeto de Deus para suas vidas; e procuram outras formas de viver, mas, nem sempre são felizes. 




Siga-nos no Instagram - Vocacional Oblatas

Nenhum comentário: