A Vida Religiosa Oblata nasceu no ano de 1970 no povoado de Ciempozuelos – Madri – Espanha. Foi fundada por Antonia da Misericórdia que foi convidada por padre Serra para abraçar a missão com as mulheres em contexto de prostituição.
A princípio Antonia não queria fundar uma Congregação, mas sim uma Obra social, animada por valores evangélicos. Mas os acontecimentos a levaram a descobrir que Deus a queria fundadora.
O Específico da Vida Religiosa Oblata é a coragem de doar sua vida numa missão tão única e desafiadora. Em um de seus escritos, Antonia (fundadora da congregação) nos fala:
“Que as Oblatas sejam Oblatas, que amem as moças, que se acostumem com as moças, que aprendam a lidar com as moças, que saibam ter paciência com as moças, mas não aquela paciência fria, gélida, estoica; mas uma paciência doce, amorosa”.
Quando nos aproximamos da realidade das mulheres, entendemos as palavras de Antonia e percebemos o que Jesus queria Dizer quando nos falava: “as prostitutas vos precederão no Reino dos Céus”. Mt. 21,31
Atualmente a congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor está presente em diversos países do mundo. O traço específico de sua espiritualidade é: trilhar as pegadas de Jesus Redentor e na medida do possível fazer-se semelhantes a Ele.
E umas das atitudes que configuram uma oblata são: Acolhida, Doação e disponibilidade. As Oblatas são Mulheres disponíveis para abraçar o convite de Jesus Redentor e trabalhar para o fim da exploração das mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário