sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Vida Religiosa, inspiração do Espírito

No decorrer da história, a Vida Religiosa Consagrada apresentou-se da mais variada forma, sempre respondendo as necessidades de seu tempo. Em síntese, podemos dizer que a Vida Religiosa Consagrada é uma intervenção de Deus na realidade concreta de seu povo, e o instrumento que Ele utiliza são as mulheres e homens, que buscando entender o sentido de suas vidas, se entregam numa missão que lhes é confiada por Deus. 

A partir do Convite que Deus fez a Abraão no livro de Gêneses 12, 1: “Sai-te da tua terra, da tua família e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”. Também hoje, as mulheres e homens cristãos são interpelados sobre sua vocação, seu lugar no mundo e são convidados por Deus a serem seus instrumentos nas realidades que necessitam de sua presença Redentora. Estes convidados são movidos pelo desejo de igualdade, justiça, profecia, doação de vida e acreditam que um mundo melhor é possível. 

A Vida Religiosa é um convite para ultrapassar o comodismo e a indiferença, e nos chama ao compromisso profético com a realidade de exploração e sofrimento do povo de Deus. Este convite é expresso no Evangelho de Mateus, versículo 25, onde Jesus nos apresenta a única condição para entrar no Reino dos Céus: “tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me”. 

Por vezes podemos nos questionar: quando vimos o Senhor com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não o servimos?

E Jesus responde: “Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim”.

Vida Religiosa Consagrada é um convite, é sopro do espírito e é gratuidade!
Você já pensou em abraçar este projeto?


Ir. Luiza Pralon, OSR.






Curta nossa página no Facebook


Nenhum comentário: