segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Nos caminhos de Emaús

"Os dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús... Enquanto iam conversando, Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. Seus olhos estavam como que vendados e não o reconheceram... Ao se aproximarem da aldeia para onde iam, Jesus fez como se quisesse passar adiante. 'Fica conosco - pediram os discípulos -, já é tarde e o dia declina'. Entrou então com eles. Sentados à mesa, Jesus, abençoou-o, partiu-o e o entregou aos discípulos. Foi então que reconheceram o Mestre... Mas ele desapareceu." (Lc 24,13-31)

Foi ao partir do pão que os discípulos de Emaús reconheceram o Mestre.
Esta é a rota, o barco a ser navegado, a solução: o pão repartido, a solidariedade traduzida em obras num serviço comunitário de entreajuda e participação.
Ser cristão é viver a fé no cotidiano das pequenas coisas, partilhando  que somos e o que temos, fazendo-nos ponte que une, fonte que mata sede, vela que se consome iluminando à sua volta , mesa acolhedora, comunhão.

Que bom seria se, a cada entardecer, pudéssemos depositar aos pés do sacrário alguns gestos concretos da nossa solidariedade com os irmãos mais sofridos, humildes e carentes. é tão fácil e moderno estar ao lado dos mais pobres em discursos, em belas palavras! E tão mais raro e difícil ultrapassar o estágio apenas retórico para buscar identificação profunda com classes menos favorecidas, os prediletos de Jesus.

'O pão mais sagrado é o pão repartido, partilhado!"

O mundo procura paz, harmonia, serenidade... Deus é a paz. Corações vazios e carentes gritam por compreensão, ternura e acolhimento, Deus é Amor. Perdidos nos labirintos da angústia, da esperança e dos ministérios, milhões de criaturas suplicam por claridade. Deus é a Luz.

Viver é esperar. E esperar é viver. Desde a manhã da ressurreição, mais de dois mil anos atrás, a esperança cristã sustenta as pequenas-grandes esperanças humanas, incendiando de alegria, de fé, de otimismo e júbilo pascal os horizontes da humanidade. Quem orienta seu rosto e vida para Deus jamais será um pregador de causas perdidas, um missionário sem mensagem.

"Quem encontrou Cristo, em profundidade, torna-se apóstolo ao natural. No tempo, a caminhada da eternidade."


 Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus
Pequenas  Histórias - Pe. Roque Schneider, SJ


Nenhum comentário: