terça-feira, 1 de setembro de 2015

Setembro: Mês da Bíblia

A Igreja do Brasil celebra a Bíblia em setembro. Na Bíblia, encontramos esta palavra divina: "Recebei a minha doutrina" (Mt 11,29). Receber a doutrina é ter atitude de discípulo e não apenas de aluno. Jesus nos convida, por tanto, a ser discípulos Dele.

Receber envolve não apenas a inteligencia, mas também a vontade e a afeição. Isso significa que quando Jesus diz: "Vinde a mim vós todos que estais aflitos  sob o fardo (...)" (Mt 11,28), Ele nos chama para nos dar um remédio para aflição e o cansaço. O rótulo desse remédio é: "Recebei a minha doutrina". A Doutrina de Jesus é um tonificante para as almas cansadas e entristecidas. Assim como os remédios são absorvidos pelo corpo para curar, aliviar e prevenir doenças, o remédio espiritual, isto é, a Doutrina de Jesus, deve ser absorvida pela nossa alma para curar, aliviar e prevenir  males espirituais. Ele mesmo disse: "(...) eu vos aliviarei" (Mt 11,28). O alívio vem dessa doutrina. Não é uma doutrina que nos deixa tristes ou abatidos, mas que nos faz felizes. Diz Jesus: "Porque meu jugo é suave e meu peso é leve" (Mt 11,30).

Encontramos uma imagem desse jugo suave e leve no Coração de Jesus transpassado pela lança. Como se pode afirmar que receber a doutrina de um Coração que jorra água e sangue, transpassado pela lança, é um peso leve, um remédio para as nossas angústias? Quando você passa por momentos de intensa solidão e tem a sensação  de que todos lhe abandonaram, a doutrina que brota do coração de Jesus, mando e humilde, pode curar ou aliviar  esses sentimento horrível.

Eu tive essa experiência mais de uma vez e confesso que a Promessa de Jesus não falha. Você já experimentou? Jesus tem o poder de tocar os mais diversos sentimentos de nossa vida e curá-los!

Neste mês de setembro, mês da Bíblia, aceite o remédio de Jesus. Tome diariamente uma dose da doutrina que brotou do Sagrado Coração do Nosso Senhor: "Recebei a minha doutrina". E viva como Ele, manso e humilde de Coração, deixando a alegria e a felicidade transbordar em seu coração.

Pe. Otmar Jacob Schwengber,SJ
Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus

Nenhum comentário: