quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Vocação Sacerdotal: Um dom a serviço da Vida

Para muitos cristãos católicos, em um tempo conturbado como o que vivemos, cabe-nos refletir sobre a vocação sacerdotal: que é ser Padre hoje? O Papa Francisco tem nos oferecido valiosas reflexões que nos fazem enxergar o verdadeiro sentido do ser Padre. 

O Padre é um homem que, de forma generosa, soube ouvir o apelo de Deus e colocou-se todo inteiro a serviço do Seu povo. Para isso, recebeu da Igreja Católica o Sacramento da Ordem. Enviado para evangelizar o povo de Deus numa determinada comunidade, presta um serviço gratuito e generoso, dando um novo sentido à vida das pessoas através da celebração Eucarística.

Ser Padre é assumir a missão de Jesus, de ser o Bom Pastor para as Suas ovelhas, isto é, para apascentar aqueles e aquelas que estão necessitados de resgate, de cura, de libertação, de orientação, de luz. Como nos lembra o Papa Francisco, o Pastor não é aquele que “apascenta-se a si mesmo” ou que busca realizar seus sonhos pessoais, mas alguém que conduz, orienta e instrui o povo que lhe foi confiado.

Ser Padre é ser pai. Ele tem uma missão de acolher, conduzir, educar, guardar, e de fazer surgir novos filhos para o Senhor. É aquele que tem uma orientação, uma proposta de vida, um rumo seguro a indicar, um amor incomensurável para com os filhos. Esse pai não foge quando há perigo para a vida dos filhos, não os deixa órfãos, mas é capaz até de dar a própria vida para que vivam.

O Padre é um homem de profunda intimidade com o Senhor, que se lança pela fé, ao serviço do povo de Deus. É através dessa intimidade que o Padre se abre para ser enviado para a realidade de um povo. Por isso, além de uma intensa intimidade com Deus, o Padre deve ter uma relação de intimidade com aqueles a quem foi enviado. Não há Padre sem povo e sem intimidade com o Senhor. Como disse o papa Francisco, o Padre precisa ter o 'cheiro das ovelhas', ser ‘pastor no meio do seu rebanho”.

Ser Padre é ser sacerdote. A palavra sacerdote, em sua origem, já indica esse sentido: sacerdote, saciar dos dons do céu, alimentar da graça de Deus. Trata-se de satisfazer a fome do alimento espiritual. Através da celebração Eucarística, o Padre alimenta o seu povo para que continue sua peregrinação aqui na terra nutrido com o alimento do Corpo e Sangue do Senhor, alimento que traz nova esperança, impulsiona para enfrentar os desafios da vida e nos salva.

Quem assume a vocação de ser Padre, tem um coração de servidor, possui uma generosidade tal que é capaz de deixar a família, seus projetos pessoais, suas comodidades e suas próprias vontades para assumir os sonhos de Deus revelados por Jesus. E esses sonhos estão voltados para conduzir e orientar o povo para Deus.

O Padre é um homem ungido do Senhor enviado para acalentar e fortalecer o seu povo. E nesse quesito, ficamos com as palavras do Papa Francisco: “O óleo precioso, que unge a cabeça de Aarão, não se limita a perfumá-lo, mas espalha-se e atinge as periferias. O Senhor dirá claramente que a sua unção é para os pobres, os presos, os doentes e quantos outros estão tristes e abandonados. A unção, amados irmãos, não é para nos perfumar a nós mesmos, e menos ainda para que a conservemos num frasco, pois o óleo se tornaria rançoso... e o coração amargo. O bom sacerdote reconhece-se pelo modo como é ungido o seu povo; temos aqui uma prova clara. Nota-se quando o nosso povo é ungido com óleo da alegria; por exemplo, quando sai da Missa com o rosto de quem recebeu uma boa notícia. O nosso povo gosta do Evangelho quando é pregado com unção, quando o Evangelho que pregamos chega ao seu dia a dia, quando escorre como o óleo de Aarão até às bordas da realidade, quando ilumina as situações extremas, as periferias onde o povo fiel está mais exposto à invasão daqueles que querem saquear a sua fé”.

Portanto, o jovem que almeja colocar-se no caminho para ser Padre, deve ter, desde o início do seu processo de formação, a disponibilidade para servir como Jesus. Para isso é preciso ter uma profunda intimidade com o Senhor para poder alimentar o Seu rebanho como um Pastor que conhece cada ovelha, que carrega o seu cheiro.

Padre, pastor, pai misericordioso, sacerdote, servidor, ungido do Senhor que acalenta, impulsiona, traz nova esperança para o povo de Deus: homens audaciosos que arriscam a própria vida e fazem a diferença. Ser Padre, é gastar-se gratuita, alegre e generosamente a cada dia como dom a serviço da vida.

Pe. José Torres, CSsR.
Secretariado Vocacional Redentorista

Nenhum comentário: