sexta-feira, 9 de maio de 2014

Maria mulher e Mãe, aquela que gerou o Salvador da Humanidade - por Samara Lima

Seu nome é Maria, a escolhida por Deus para fazer parte do Projeto da Salvação da humanidade.  A jovem de Nazaré, a serva do Senhor e Cheia de Graça.

Desde os Profetas do Antigo testamento, já ouvia falar naquela mulher, menina que ia gerar o Filho de Deus. Mulher em sua natureza é fecunda, fértil, tem a missão de conceber em seu ventre uma vida e passar por todas as transformações naturais que a gestação ocasiona no corpo, desde o fisiológico até o psicológico e emocional.


Maria, Mulher igual a todas as mulheres que conhecemos e convivemos, é aquela que gera. Mãe que assume a família, que trabalha educa em novos tempos, assume seu papel fundamental na sociedade, conquistado com muito esforço seus direitos e deveres como cidadã.

Está inserida na diversidade de uma sociedade transformadora desde ontem, e que continua no hoje mesmo com uma realidade que desfavorece a mulher e evidencia a violência. É preciso sim, observar, reconhecer, conscientizar e sensibilizar seu trajeto suas lutas e conquistas na sociedade e dar dinamismo a essas conquistas.  Mulher e Mãe a Protagonista da história.

Mãe materna, maternidade é dom, todos nós somos chamadas a sermos maternas, fecundas não somos estéreis, somos geradoras em cada situação vivida geramos a vida. O dinamismo da maternidade corresponde ao vínculo concreto do amor incondicional e natural, e porque não dizer construção de sentimentos que gera a vida.

Maria a mãe de Jesus, experimentou concretamente desse dom, quando educou e caminhou com Jesus em sua vida  desde o  silencio de Nazaré,  a vida pública  e sua Paixão; ao ver seu filho condenado, crucificado e por fim recebeu em seus braços morto e desfigurado.

A maternidade Ultrapassa a dor e vai além da razão onde só o coração entende e solidifica neste ato de sentir, resistir, sofrer junto, caminhar, educar, amar sem limites e aceitar o Projeto de Salvação do Filho de Deus.

O Sim Maternal de Maria e seu dom de ser Mãe começaram na Anunciação do anjo e continuou na infância na vida oculta e vida pública de Jesus e foi concretizada no caminho que ela fez até o calvário.

Na Ressurreição ganha plenitude de esperança e percepção de entender a Missão do seu filho e vai viver a alegria da vida que venceu a morte.

Maria é encontrada, no rosto de nossas mães de hoje presentes, ausentes que no cotidiano da vida  passa por todas essas experiências, e  consegue marcar nossa história com sua maternidade incondicional.  Coração de mãe é solo sagrado onde à vida se renova na palavra amor. Maria, mãe de Jesus nossa mãe e intercessora olhem por su@s filh@s e caminhe conosco. Maria nos ensine a caminhar...

Por: Samara Postulante Oblata

Um comentário:

Anônimo disse...

Que lindo minha amiga! Nossa Mãe é amor, e muito amor. Que Ela seja sua guia hoje e sempre. Grande abraço!
Ilana Moraes