Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo
Queridos irmãos e irmãs!
Pedi
a toda a Igreja que vivesse um tempo extraordinário de missionariedade no mês
de outubro de 2019, para comemorar o centenário da promulgação da Carta
apostólica Maximum illud, do Papa Bento XV (30 de novembro de 1919). A
clarividência profética da sua proposta apostólica confirmou-me como é
importante, ainda hoje, renovar o compromisso missionário da Igreja, potenciar
evangelicamente a sua missão de anunciar e levar ao mundo a salvação de Jesus
Cristo, morto e ressuscitado.
O
título desta mensagem – «batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no
mundo» – é o mesmo do Outubro Missionário. A celebração deste mês ajudar-nos-á,
em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a
Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo. O ato, pelo qual somos
feitos filhos de Deus, sempre é eclesial, nunca individual: da comunhão com
Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, nasce uma vida nova partilhada com muitos
outros irmãos e irmãs. E esta vida divina não é um produto para vender – não
fazemos proselitismo –, mas uma riqueza para dar, comunicar, anunciar: eis o
sentido da missão. Recebemos gratuitamente este dom, e gratuitamente o
partilhamos (cf. Mt 10, 8), sem excluir ninguém. Deus quer que todos os homens
sejam salvos, chegando ao conhecimento da verdade e à experiência da sua
misericórdia por meio da Igreja, sacramento universal da salvação (cf. 1 Tm 2,
4; 3, 15; Conc. Ecum. Vat. II, Const. dogm. Lumen gentium, 48).
A
Igreja está em missão no mundo: a fé em Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de
todas as coisas, fazendo-nos ver o mundo com os olhos e o coração de Deus; a
esperança abre-nos aos horizontes eternos da vida divina, de que
verdadeiramente participamos; a caridade, que antegozamos nos sacramentos e no
amor fraterno, impele-nos até aos confins da terra (cf. Miq 5, 3; Mt 28, 19; At
1, 8; Rm 10, 18). Uma Igreja em saída até aos extremos confins requer constante
e permanente conversão missionária. Quantos santos, quantas mulheres e homens
de fé nos dão testemunho, mostrando como possível e praticável esta abertura
ilimitada, esta saída misericordiosa ditada pelo impulso urgente do amor e da
sua lógica intrínseca de dom, sacrifício e gratuidade (cf. 2 Cor 5, 14-21)!
Sê
homem de Deus, que anuncia Deus (cf. Carta ap. Maximum illud): este mandato
toca-nos de perto. Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada
batizada e batizado é uma missão. Quem ama, põe-se em movimento, sente-se
impelido para fora de si mesmo: é atraído e atrai; dá-se ao outro e tece
relações que geram vida. Para o amor de Deus, ninguém é inútil nem
insignificante. Cada um de nós é uma missão no mundo, porque fruto do amor de
Deus. Ainda que meu pai e minha mãe traíssem o amor com a mentira, o ódio e a
infidelidade, Deus nunca Se subtrai ao dom da vida e, desde sempre, deu como
destino a cada um dos seus filhos a própria vida divina e eterna (cf. Ef 1,
3-6).
Esta
vida é-nos comunicada no Batismo, que nos dá a fé em Jesus Cristo, vencedor do
pecado e da morte, regenera à imagem e semelhança de Deus e insere no Corpo de
Cristo, que é a Igreja. Por conseguinte, neste sentido, o Batismo é verdadeiramente
necessário para a salvação, pois garante-nos que somos filhos e filhas, sempre
e em toda parte: jamais seremos órfãos, estrangeiros ou escravos na casa do
Pai. Aquilo que, no cristão, é realidade sacramental – com a sua plenitude na
Eucaristia –, permanece vocação e destino para todo o homem e mulher à espera
de conversão e salvação. Com efeito, o Batismo é promessa realizada do dom
divino, que torna o ser humano filho no Filho. Somos filhos dos nossos pais
naturais, mas, no Batismo, é-nos dada a paternidade primordial e a verdadeira
maternidade: não pode ter Deus como Pai quem não tem a Igreja como mãe (cf. São
Cipriano, A unidade da Igreja, 4).
Assim,
a nossa missão radica-se na paternidade de Deus e na maternidade da Igreja,
porque é inerente ao Batismo o envio expresso por Jesus no mandato pascal: como
o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós, cheios de Espírito Santo para a
reconciliação do mundo (cf. Jo 20, 19-23; Mt 28, 16-20). Este envio incumbe ao
cristão, para que a ninguém falte o anúncio da sua vocação a filho adotivo, a
certeza da sua dignidade pessoal e do valor intrínseco de cada vida humana
desde a conceção até à sua morte natural. O secularismo difuso, quando se torna
rejeição positiva e cultural da paternidade ativa de Deus na nossa história,
impede toda e qualquer fraternidade universal autêntica, que se manifesta no
respeito mútuo pela vida de cada um. Sem o Deus de Jesus Cristo, toda a
diferença fica reduzida a ameaça infernal, tornando impossível qualquer
aceitação fraterna e unidade fecunda do gênero humano.
O
destino universal da salvação, oferecida por Deus em Jesus Cristo, levou Bento
XV a exigir a superação de todo o fechamento nacionalista e etnocêntrico, de
toda a mistura do anúncio do Evangelho com os interesses económicos e militares
das potências coloniais. Na sua Carta apostólica Maximum illud, o Papa lembrava
que a universalidade divina da missão da Igreja exige o abandono duma pertença
exclusivista à própria pátria e à própria etnia. A abertura da cultura e da
comunidade à novidade salvífica de Jesus Cristo requer a superação de toda a
indevida introversão étnica e eclesial. Também hoje, a Igreja continua a
necessitar de homens e mulheres que, em virtude do seu Batismo, respondam
generosamente à chamada para sair da sua própria casa, da sua família, da sua
pátria, da sua própria língua, da sua Igreja local. São enviados aos gentios,
ao mundo ainda não transfigurado pelos sacramentos de Jesus Cristo e da sua
Igreja santa. Anunciando a Palavra de Deus, testemunhando o Evangelho e
celebrando a vida do Espírito, chamam à conversão, batizam e oferecem a
salvação cristã no respeito pela liberdade pessoal de cada um, em diálogo com
as culturas e as religiões dos povos a quem são enviados. Assim a missio ad
gentes, sempre necessária na Igreja, contribui de maneira fundamental para o
processo permanente de conversão de todos os cristãos. A fé na Páscoa de Jesus,
o envio eclesial batismal, a saída geográfica e cultural de si mesmo e da sua
própria casa, a necessidade de salvação do pecado e a libertação do mal pessoal
e social exigem a missão até aos últimos confins da terra.
A
coincidência providencial do Mês Missionário Extraordinário com a celebração do
Sínodo Especial sobre as Igrejas na Amazónia leva-me a assinalar como a missão,
que nos foi confiada por Jesus com o dom do seu Espírito, ainda seja atual e
necessária também para aquelas terras e seus habitantes. Um renovado
Pentecostes abra de par em par as portas da Igreja, a fim de que nenhuma
cultura permaneça fechada em si mesma e nenhum povo fique isolado, mas se abra
à comunhão universal da fé. Que ninguém fique fechado em si mesmo, na
autorreferencialidade da sua própria pertença étnica e religiosa. A Páscoa de
Jesus rompe os limites estreitos de mundos, religiões e culturas, chamando-os a
crescer no respeito pela dignidade do homem e da mulher, rumo a uma conversão cada
vez mais plena à Verdade do Senhor Ressuscitado, que dá a verdadeira vida a
todos.
A
este respeito, recordo as palavras do Papa Bento XVI no início do nosso
encontro de Bispos Latino-Americanos na Aparecida, Brasil, em 2007, palavras
que desejo transcrever aqui e subscrevê-las: «O que significou a aceitação da
fé cristã para os povos da América Latina e do Caribe? Para eles, significou
conhecer e acolher Cristo, o Deus desconhecido que os seus antepassados, sem o
saber, buscavam nas suas ricas tradições religiosas. Cristo era o Salvador que
esperavam silenciosamente. Significou também ter recebido, com as águas do
Batismo, a vida divina que fez deles filhos de Deus por adoção; ter recebido,
outrossim, o Espírito Santo que veio fecundar as suas culturas, purificando-as
e desenvolvendo os numerosos germes e sementes que o Verbo encarnado tinha
lançado nelas, orientando-as assim pelos caminhos do Evangelho. (...) O Verbo
de Deus, fazendo-Se carne em Jesus Cristo, fez-Se também história e cultura. A
utopia de voltar a dar vida às religiões pré-colombianas, separando-as de
Cristo e da Igreja universal, não seria um progresso, mas uma regressão. Na
realidade, seria uma involução para um momento histórico ancorado no passado»
[Discurso na Sessão Inaugural (13 de maio de 2007), 1: Insegnamenti III/1
(2007), 855-856].
A
Maria, nossa Mãe, confiamos a missão da Igreja. Unida ao seu Filho, desde a
encarnação, a Virgem colocou-se em movimento, deixando-se envolver-se
totalmente pela missão de Jesus; missão que, ao pé da cruz, havia de se tornar
também a sua missão: colaborar como Mãe da Igreja para gerar, no Espírito e na
fé, novos filhos e filhas de Deus.
Gostaria
de concluir com uma breve palavra sobre as Pontifícias Obras Missionárias, que
a Carta apostólica Maximum illud já apresentava como instrumentos missionários.
De facto, como uma rede global que apoia o Papa no seu compromisso missionário,
prestam o seu serviço à universalidade eclesial mediante a oração, alma da
missão, e a caridade dos cristãos espalhados pelo mundo inteiro. A oferta deles
ajuda o Papa na evangelização das Igrejas particulares (Obra da Propagação da
Fé), na formação do clero local (Obra de São Pedro Apóstolo), na educação duma
consciência missionária das crianças de todo o mundo (Obra da Santa Infância) e
na formação missionária da fé dos cristãos (Pontifícia União Missionária). Ao
renovar o meu apoio a estas Obras, espero que o Mês Missionário Extraordinário
de outubro de 2019 contribua para a renovação do seu serviço missionário ao meu
ministério.
Aos
missionários e às missionárias e a todos aqueles que de algum modo participam,
em virtude do seu Batismo, na missão da Igreja, de coração envio a minha
bênção.
Vaticano, 9 de junho –
Solenidade de Pentecostes – de 2019.
FRANCISCO
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