quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Vocação Humana


A vocação do ser humano:
Chamado de Deus e caminho de auto-realização.
Delmiro Vieira do Nascimento Júnior, SDB


1.    Vocação: uma primeira definição
Algumas coisas nos chamam muito a atenção, até o ponto em que nos perguntamos como e por que são assim. Faz parte da nossa curiosidade natural, ou seja, queremos sempre saber como as coisas funcionam. Venho me questionando muito sobre o tema da vocação. Uma palavra que está sempre na boca de muita gente, mas que em algumas ocasiões não é entendida no seu sentido mais profundo. Aqui não há pretensão de fazer um discurso teológico sobre a vocação, mas quero delinear alguns pontos importantes que podem ajudar na compreensão desta realidade sempre atribuída ao seguimento de Jesus Cristo. Mas de fato quais são as dimensões da vocação, o que muda em na pessoa que se diz vocacionada e o que o mundo e a Igreja esperam dos seguidores de Cristo?
O que significa vocação? Esta é a primeira questão que valeria a pena a gente refletir. Vocação se diz por aí, é ser padre ou freira. Essa é o conceito de vocação que o nosso povo tem que não está errado, mas sim reduzido e incompleto. A palavra vocação tem origem latina “vocare” e significa “chamar”: usar a voz para despertar em alguém uma atitude de resposta e direcionamento. Aqui já definimos em parte o que é vocação, mas alguns elementos podem ser aprofundados.
Olhando a Palavra de Deus, vamos encontrar no livro de I Samuel algo que possa explicar melhor esta nossa tentativa de construção de um conceito do que é vocação. Esta perícope relata o chamado, ou seja, a vocação de Samuel. Samuel era um menino que morava no templo de Javé e quando ainda estava no ventre sua mãe foi entregue a Deus para o serviço no Templo. E o texto bíblico diz que Javé o chamou dizendo o nome do menino (Cf. I Sm 3,4.6.8.10). Depois da terceira vez, ele respondeu de acordo como havia ensinado o sacerdote Eli.
Voltando à nossa tentativa de definição lembramos: “usar a voz para despertar em alguém uma atitude de resposta e direcionamento”. Vamos aprofundar este texto, mas aqui já descobrimos no texto o significado da voz: é o próprio Deus quem fala com ele, porém não compreende. O menino vai ao encontro de Eli e responde através da disponibilidade e abertura do coração. A partir desta informação tentamos definir mais uma vez vocação como: “o chamado de Deus a alguém para realizar alguma coisa tendo em vista um projeto”. Segundo esta última definição não se reduz a vocação à vida do padre, do religioso ou religiosa, mas de toda e qualquer pessoa que está aberta a escutar a voz de Deus e disponível a acolher o seu projeto profético.
Sobre a conceituação do que seja vocação podemos dizer mais: vocação é o chamado de Deus a todo ser humano de abrir-se à sua voz e de dispor-se a concretizar Seu projeto de vida e salvação como meio de autorealizar-se, construindo sonhos e ideais a partir de um projeto de vida pessoal. Nas próximas partes da nossa reflexão vamos comentar esta definição que acabamos de propor como a mais geral para todas as pessoas que amam a Deus e querem seguir seu filho Jesus Cristo. Aprofundaremos os temas: A voz de Deus na vida do ser humano; o Projeto de Deus e nossa auto-realização e projeto de vida, sonho e ideal, construindo a história de amor. Mas até aqui já ficou mais esclarecido que vocação não é privilégio de padre ou de freira e sim uma realidade vital de todo todos os cristãos e cristãs. Isso não exclui que cada cristão viva sua vocação de forma específica e concreta. Numa outra parte da nossa reflexão vamos falar também sobre isso.

Nenhum comentário: