domingo, 10 de dezembro de 2017

Você já se perguntou o que são direitos humanos?

Os Direitos Humanos são os direitos Fundamentais a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

Por que são fundamentais?
Porque sem eles, a pessoa humana não é capaz de existir nem de se desenvolver e participar plenamente da vida. Eles representam as minímas condições necessárias para se ter uma vida digna.

Quais são os Direitos Fundamentais?
Direito à vida e à liberdade, direito à saúde, trabalho, educação, moradia. alimentação, entre e muitos outros. 

Em que se fundamentam os direitos humanos?
Os Direitos Humanos se fundamenta na ideia do respeito pela dignidade e o valor de cada pessoa.

O que é Dignidade humana?
É o que caracteriza a essência, ou seja, a humanidade da mulher e do homem. É um valor inerente ao ser humano, que  noz faz considerá-lo como algo diferente de uma coisa, de um objeto. O respeito à dignidade humana deve existir sempre, em qualquer lugar e de maneira igual para todas e todos.

Você já se perguntou por que existe desigualdade?
A desigualdade social pode ser caracterizada da seguinte forma: Poucas pessoas com muito e muitas pessoas com pouco ou quase nada.

A desigualdade social se origina da disputa de poder entre os seres humanos, onde um quer ser sempre superior ao outro. Com o surgimento do sistema capitalista essa noção de desigualdade se agrava a partir da seguinte lógica: o empresário possui o dinheiro e o/a trabalhador/a possui a "força de trabalho". Para conseguir sobreviver resta à pessoa trabalhar em troca de um determinado salário. Muitas das vezes essa remuneração não garante que suas necessidades básicas sejam supridas.

A crueldade do sistema capitalista é tão grande que nos faz acreditar que "querer é poder", e quem, por ventura não conseguiu conquistar o sucesso é porque não se esforçou bastante.

O mundo só muda se você Mudar e Lutar. Os Direitos  surgem a partir de Lutas Coletivas de pessoas que sentem que seus direitos estão sendo violados.

Você é, o que Você tem?

Texto com adaptações.
Fonte: Cartilha Direitos Humanos - Pastoral da Mulher - BH


Nenhum comentário: