terça-feira, 4 de outubro de 2016

A força da fé

A Palavra de Deus nos apresenta alguns ensinamentos de Jesus (ver Lc 17,5-10). Estes ensinamentos nos ajudam a entender como fazer para que a Fé seja o motor de nossas vidas.
O texto começa com o pedido dos Apóstolos para que Jesus, chamado de Senhor, aumente a fé deles. Parece que estes discípulos perceberam que não é fácil ser como Jesus. Para viver como Ele é preciso ter muita fé em Deus: é preciso ter na Sua ação misteriosa neste mundo, que faz levantar o caído, que recupera o perdido, que anima o que está abatido.

Diante deste pedido, Jesus parece responder com firmeza: se os discípulos tivessem uma fé do tamanho de um grão de mostarda, poderiam realizar grandes obras. Quando pensamos que a semente de mostarda é pequenininha, estas palavras de Jesus ganham um colorido muito bonito, pois, ainda que o discípulo seja frágil e limitado, a força da fé o capacitará para enfrentar os desafios da vida com esperança e caridade.
Podemos pensar que, apesar muitas dificuldades encontradas ao longo da nossa vida, a missão de amar o próximo, assim como Jesus amou, sempre vale para nós. Em outras palavras , assim como o amor de Deus se expressa no amor ao próximo, a nossa fé em Deus deve ser concretizada no serviço aos irmãos.

Entretanto, como servir aos irmãos? Segundo o texto de hoje, servir aos irmãos é viver como esse servo fiel, que se alegra em cumprir sua missão, sem exigir privilégios. Esse ensinamento de Jesus nos ajuda a perceber que não  devemos fazer coisas para receber apoio, aprovação, promoção ou elogio, mas simplesmente porque nós  pertencemos a Deus!

Portanto, peçamos a Jesus que nos ajude a cultivar a fé que Ele nos deus, abundando nosso coração com a oração e semeando nele a paz, o perdão e as boas ações.

Pe. André Bressane de Oliveira, SJ
Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus

Nenhum comentário: