terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sentimentos sobre o Encontro de leigos/as e religiosas em Argentina - Paula Araujo e Rosilene Costa

Nos últimos dias 02 e 03 de novembro, aconteceu em Buenos Aires – Argentina, o encontro de Leigos/as e religiosas Oblatas, promovido pelo Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, que reuniu representantes das Unidades do Brasil, Argentina, Angola e Uruguai.

Ir. Pilar Laria – Unidade Força Feminina – Salvador/BA, a Leiga Paula Araujo – do Serviço de Animação Vocacional Oblata – São Paulo/SP, e Rosilene Costa - Assistente Social do Projeto Antônia - São Paulo/SP, participaram do encontro representando as unidades e pastorais.


"A Participação do SAV e das Unidades Antônia e Força Feminina no “ENCUENTRO DE LAICAS/OS E RELIGIOSAS EN ARGENTINA”, momento especial para nós que representávamos uma pastoral/unidade, pois  tivemos melhor compreensão da Missão e Carisma Oblata, vimos que é algo muito além do que imaginamos e vivemos nas nossas realidade.

Foi muito importante o contato com outras pessoas que trabalham diretamente com as mulheres em situação de prostituição, e assim como nós, têm dúvidas, anseios e sonhos para realizar um trabalho cada vez melhor e transmiti-lo a todas as pessoas, mostrando que é um tema que tem que ser visto com um olhar diferente, sem preconceitos.

Percebemos que em cada lugar, as Irmãs Oblatas vivem a Missão e Carisma com muita força. Na Argentina, elas trabalham com escolas, onde professores e funcionários além de exercerem seus trabalhos formais, dão lição de voluntariado e solidariedade, atuando na formação de crianças e adolescentes. Fiquei encantada com a disposição deles, gostaria muito que aqui no Brasil tivéssemos voluntários que vestissem a camisa e se doassem conosco na missão Oblata.

Durante as atividades deste encontro e nas falas (quando as entendíamos com a ajuda de Irmã Pilar), percebíamos que tínhamos muitas questões em comum, mesmo com a cultura e a vida social diferenciada de cada país, nossas problemáticas e dúvidas são iguais. O que nos faz ser unidos ainda mais.

Entretanto esses desafios nos apontam para valores de espiritualidade, respeito e esperança que nos impulsiona para um norte em comum: Seja aonde for que tenha um projeto da Rede Oblata estaremos unidas no mesmo pensamento, intencionalidade e ações que levem às mulheres em situação de prostituição, à garantia e acesso aos direitos sociais, políticos e econômicos, pois não temos o caráter conservador e reformador de valores inerentes a sociedade ou a religião, mas sim o caráter visionário do Redentor que olha, vê e sente as mulheres em situação de prostituição de forma linear em sua dignidade de pessoa humana.

Agradecemos às Irmãs do Brasil pela oportunidade e a todas e todos que nos receberam e compartilharam deste momento único para nós."


Paula Araujo, Rosliene Costa e Ir. Pilar Laria

Nenhum comentário: