terça-feira, 23 de abril de 2013

I FÓRUM REGIONAL SOBRE O TRÁFICO DE PESSOAS EM MG





A CRB regional de Belo Horizonte, realizou no dia 20 de abril o I  Fórum Regional Sobre O Tráfico De Pessoas – “Mobilizando Para Combater”, buscando sensibilizar a Vida Religiosa consagrada e as leigas sobre esta temática. O evento contou com a Assessoria de duas Irmãs Oblatas: Ir. Roseli Consoli do Prado, da coordenação Nacional da Rede Um Grito pela Vida, e Ir. Sirley da Silva, da Unidade Oblata de BH.

Ir. Roseli partilha que o encontro seguiu a metodologia do ver-julgar e agir. Partiu de ouvir o que as participantes tinham já escutado sobre o tema, e que sentimentos ou reações este tema despertavam.
Continuou com a reflexão sobre o compromisso profético com a causa da vida – para a erradicação do tráfico de pessoas, onde foram aprofundados diversos aspectos do tráfico humano e sobre a Igreja do Brasil e a Preocupação com o Tráfico humano, destacando a Campanha da Fraternidade de 2014 (FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO).

O encontro foi enriquecido com a partilha sobre a realidade da prostituição no Hipercentro de BH, e ao tocar a realidade, com a experiência e o testemunho de uma participante do nosso projeto pastoral de Belo Horizonte, que vivenciou a experiência de ser traficada por 12 anos.

Finalizamos convocando as participantes ao compromisso já assumido mundialmente de maneira articulada por Religiosas de várias Congregações, e sensíveis a esta “realidade-clamor, a luta pela erradicação do tráfico humano como um campo de atuação missionária.





Nenhum comentário: