terça-feira, 5 de junho de 2012

Diário de bordo - Semana Vocacional em Piranga - MG

Desde a última sexta-feira, 25 de maio, Religios@s, Padres, Missionários e Leig@s se deslocaram de suas casas/comunidades e de seus trabalhos para participar da Missão Vocacional Redentorista em preparação à ordenação do diácono André Luiz, C.SS.R, na cidade de Piranga - MG. 
Paula Araujo do Serviço de Animação Vocacional, partilha conosco um pouco da experiência.


"Depois de algumas horas no avião de São Paulo até Confins, depois no ônibus de Confins até Belo Horizonte e por fim, outro ônibus até a cidade de Piranga, região da Zona da Mata no estado de Minas Gerais, cheguei. Muito bem recebida, fiquei instalada na casa de Dona Lica, uma senhora de seus 70 e poucos anos, muito ativa e alegre que participa na comunidade.


Piranga num primeiro olhar, parece àquelas cidadezinhas de novela, com a Igreja Matriz de frente para a praça que tem um lindo coreto. A vista que se tem das casas é de belas montanhas e muito verde. O povo piranguense, é muito receptivo, com pessoas super animadas e ansiosas com a missão, pois já não acontecia uma há mais de 10 anos.

Trabalhei nas redondezas da Igreja Matriz com uma equipe formada por dois padres e três seminaristas, todos redentoristas. Tinha mais gente espalhada pela cidade e na região rural, todos fazendo visitas às famílias, às escolas, promovendo encontros com jovens, divulgando a semana vocacional na rádio local, entre outras atividades.

Gostei muito de visitar as escolas de educação infantil e as de ensino fundamental, ensino médio e a APAE. 



Foi muito gratificante poder falar sobre a missão e principalmente do Amor de Deus para os pequeninos que são tão receptivos e participativos. 



Outra surpresa boa foi com os jovens. Pensando no primeiro encontro com eles na noite do domingo dia 27 de maio, decidimos por não convidá-los para um 'Encontro de Jovens', mas sim para um 'Bate papo', com uma proposta diferente. A surpresa foi imensa!! A sala lotou de jovens. Para a nossa sorte a proposta foi muito bem aceita, em meio a brincadeiras e músicas do cotidiano deles, falamos sobre a importância de querer uma vida melhor e não desistir dos sonhos, enfim falamos sobre o sentido da vida.





Os dois encontros que tivemos foram muito divertidos, jovens que não participaram no primeiro, estavam lá no segundo, curiosos para saber "qual é" daquele pessoal.

A semana até que passou rápida, porém foi produtiva. As celebrações muito bem preparadas pelas equipes paroquiais e com ricas homilias feitas pelos padres Ricardo e Vanderley. A presença de grande parte da cidade de Piranga enriqueceu mais ainda a semana, assim como a “reza do terço” todos os dias as 05:30 da manhã.


 Assim como a equipe, eu espero ter colaborado mais um pouco para a construção do Reino. Agradeço as Irmãs Oblatas por me darem esta oportunidade de poder crescer mais na minha profissão e também como pessoa, aos meus próximos que apóiam meu trabalho e aos amigos que fiz lá em Piranga. 'Já to com cadin de saudade sô!' Mas em breve vamos nos encontrar nesse trem que é a vida, uai!”  -  
Paula Araujo

Nenhum comentário: