quarta-feira, 20 de julho de 2016

O valor de uma amizade

Um dia observei um garoto da minha sala indo pra casa. Seu nome era Paulo e carregava todos os seus livros. Diante daquela cena, quase por impulso, pensei: "Por que alguém levaria todos os seus livros numa sexta-feira? Deve ser um CDF".

Conforme eu ia caminhando, vi um grupo de garotos correndo na direção do Paulo. Eles o atropelaram e todos os seus livros caíram. Seus óculos voaram e caíram na grama há alguns metros de onde eu estava. Agachei-me e o peguei. Ele ergueu seu rosto e eu vi uma terrível tristeza em seus olhos.

Naquele momento, eu disse: "Aqueles caras são uns babacas!". Ele me agradeceu. Vi um grande sorriso de gratidão em sua face. Por coincidência morávamos próximos. Durante o trajeto para os nossos lares conversamos por todo o caminho e ele se revelou um garoto bem legal . Perguntei se ele queria jogar futebol no sábado comigo e ele aceitou. Nós ficamos juntos por todo o final de semana e quanto mais eu o conhecia, mais gostava dele.

Chegou a segunda-feira e lá estava Paulo, com a mesma quantidade de livros. Eu o parei e brinquei dizendo que ficaria musculoso carregando todo aquele material todos os dias. Ele sorriu e me entregou a metade dos livros. 

Paulo e eu nos tornamos melhores amigos. Então chegou a nossa formatura. Paulo era o orador oficial da nossa turma e teve que preparar um discurso. No dia da formatura eu podia ver o quanto ele estava nervoso. Quando ele subiu no oratório, limpou a garganta e começou a discursar: "A formatura é a época para agradecimento àqueles que ajudaram você durante estes anos duros. Seus pais, seus professores, seus irmãos, talvez até um treinador, mas principalmente aos seus amigos. Eu estou aqui para lhes contar uma história".

Eu olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar enquanto ele contava a história sobre o dia em que nos conhecemos. Ele revelou que havia planejado acabar com a própria vida naquele final de semana, pois não tinha amigos. Havia esvaziado seu armário na escola para que sua mão não tivesse que fazer isso depois que ele morresse. Ele olhou diretamente nos meus olhos, me deu um pequeno sorriso e continuou o discurso: "Felizmente eu fui salvo. Meu amigo me salvou de fazer algo inominável".

Eu observava a expressão emocionada de todos da platéia durante aquele seu momento de fraqueza. Vi sua mãe e seu pai olhando para mim e sorrindo com um ar de gratidão. Até aquele momento eu jamais havia me dado conta da profundidade do sorriso que ele me deu naquele dia...

Nunca subestime o poder das suas ações. Com um pequeno gesto você pode mudar a vida de uma pessoa, para melhor ou pior. Deus nos coloca nas vidas uns dos outros para que tenhamos impacto sobre o outro de alguma forma. Por isso, procure sempre o bem nos outros.

"Amigos são anjos que nos deixam de pé quando as nossas asas têm problemas em se lembrar de como é voar".

Texto: Google com adaptação de Carmen Maia
Fonte: Sagrada Família Revista

Nenhum comentário: