segunda-feira, 4 de abril de 2016

Espiritualidade Redentorista - Ressuscitou! Aleluia!

Não é questão de imortalidade da alma. Nada de dualismo corpo (matéria) separado da alma (espirito). Não é retorno a esta vida, como aconteceu com Lázaro. Nem retornos sucessivos, re-encarnatórios. Não é a cruz do viver nem a morte detendo a palavra final sobre a vida dos humanos.

É a destinação humana definida para sempre na pessoa de Jesus, o crucificado que ressuscitou. O Vivente para sempre. Sim, a pessoa. O que somos? Uma pessoa, única. Que não se repete. À imagem e semelhança de Deus, nosso Deus trino que é Pai (fonte); Filho (gerado e em missão redentora); Espírito Santo, força de comunhão reconciliada que sustenta a obra de Jesus. Ele quem nos ensinou essas coisas. Em nossa história, nascido do povo eleito, judeu. E ensinou-nos que a palavra finalizadora sobre o destino humano é: Ressurreição. Que evento bem aventurado nos aguarda!

Ressurreição: é a entronização de alguém numa ordem tal de vida, tão inteira, que as potencialidade todas do ser humano ficam efetivadas. Jesus é o protótipo. O inaugurador!
A Ressurreição é um salto no processo humano evolutivo. Implode-se nossa condição mortal no planeta terra; explode nos territórios da Trindade o novo que, como embrião, vivíamos já. A Ressurreição define o final do ciclo evolutivo, interrompido pela morte, mas tornando real pelo mesmo sopro criador que, agora, nos restaura para sempre como Viventes. Seguindo Jesus. É o triunfo da vida. A certeza de que o nosso Deus, Senhor do Universo e da história, é o Deus da Vida. E não há igual em amor e imprevisibilidade. É o Único. O Verdadeiro. Para quem tudo é possível.

Cabe-nos, então, viver a espiritualidade do corpo, morada de Deus. Nossa corporeidade é linguagem simbólica. O corpo fala. E a fé se expressa por este corpo-pessoa que crê. Esta espiritualidade está presente e atua nos ritos de nossa fé cristã (=crística!), sacramentos e sacramentais.
A ignorância ou o entendimento dessa realidade da linguagem do corpo pode afetar a saúde e o bem-estar da pessoa. E como tudo que é divino em nós, parte já de nossa bem-aventurança, pode curar. Salvar-nos. É só lembrar que a humanidade que está em Jesus está igualmente em cada um de nós. O que aconteceu com ele vai acontecer conosco.
A Ressurreição confirma-nos nesta verdade: corpo pessoa, território do sagrado.

Pe. Dalton, C.Ss.R.
Fonte: Revista Akikolá

Nenhum comentário: