quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Projeto de Vida - A vida humana como "Projeto"

A palavra "projeto" vem do latim projectus que significa, literalmente, algo que é "lançado para diante", "arremessado" ou "atirado" longe e com força (cf. projétil, projetor. projeção de um filme...). O termo é usado de maneira exemplar na arquitetura. O arquiteto elabora um projeto, desenhando no papel o que virá a ser uma nova construção.

"Projeto" designa, pois, a ideia ou imagem de uma situação ou estado que pensamos alcançar no futuro. É sinônimo de desígnio ou plano, intenção ou resolução de fazer algo. O projeto precede e prepara a execução ou realização da ação projetada.

O conceito da vida humana como "pro-jeto" foi cunhado pela filosofia existencialista. Para Heidegger, o projeto é a "constituição onlológica existencial" do ser humano, isto é, a maneira de ser característica da existência humana. Esta nos é dada não como algo já pronto e acabado, mas como tarefa, "projeto" a ser realizado. Nascemos incompletos, mas com o tempo, ao longo da nossa história pessoal, vamos adquirindo nossa própria identidade.

"O homem é um projeto que decide a respeito de si mesmo", dizia Sarire. Para o psicanalista Lacan, a pessoa não é só o que escolhe, voluntária e livremente, mas também o que acontece com ela. "Eu sou eu e as minhas circunstancias", dizia Ortega y Gasset. Em uma leitura de fé, a vontade de Deus se manifesta tanto nos acontecimentos de nossa vida como na nossa própria liberdade.

O sujeito existencialista se experimenta como "ser-no-mun-do" e como "ser-com-os-outros", jogado na existência, embarcado na nave desta história humana. O ser humano não é apenas o que é no momento presente, mas também e, sobretudo o que "poderá vir a ser". A pessoa humana se realiza projetando-se, isto é, realizando suas possibilidades. Estas são limitadas pelo seu ser, mas seu ser atual se prolonga, projetando-se no futuro. O ser humano é "um projeto infinito" (L. Boff).

Sem sermos filósofos, nós experimentamos que a nossa vida tem muito de "projeto", plano ou intenção de realizar isto ou aquilo. A nossa existência não está limitada ao tempo presente, mas aberta, para trás, na memória do passado, e para frente, na previsão do futuro. Esta última nos "pro-jeta", nos lança para frente, para um tempo novo, que ainda não existe, a não ser como "projeto" na nossa mente e no nosso coração.

A vida cristã, como toda vida humana, é projeto, tensão para um futuro ainda não existente, que desde já se deseja e se busca. O cristianismo é uma proposta de vida, inspirada no "projeto de Jesus" que veremos mais a frente.

Fonte:  Projeto de vida: amar e ser amado
Coleção Leituras e releituras -
 Luís González - Quevedo,SJ 
- Edições Loyola, 2001.


Nenhum comentário: