O projeto de Deus a nosso respeito se revela finalmente na ressurreição de Jesus: somos criados e criadas para a Vida em plenitude. Levamos escondido em nossos corações à semente de um mundo novo, que é o Reino de Deus, comparado por Jesus a um tesouro escondido, uma pérola preciosa. Os começos do Reino são pequenos, do tamanho da semente de mostarda... Mas essa semente cresce em silêncio e sua força não terá fim.
Um verdadeiro “projeto de vida”, não será nunca fruto de uma técnica ou metodologia. A psicologia nos ajuda a identificar os problemas, detectar os obstáculos, conscientes e inconscientes, que dificultam o nosso crescimento pessoal e comunitário. Mas ela por si só, não gera os valores positivos que nos motivam e impulsionam a crescer espiritualmente.
Jesus encarnou o Projeto de Deus para a humanidade. O evangelho nos apresenta este Projeto sob o nome de "Reino de Deus", mas não nos diz como cada um de nós deve se inserir, concretamente, na sua realização. Em outras palavras: a revelação judeu-cristã nos mostra a "vontade universal" de Deus, mas não nos diz qual é a "vontade particular" de Deus a nosso respeito.
A motivação mais forte que um cristão pode encontrar para perseverar em uma opção de vida nasce da convicção de que tais atitudes e comportamentos são queridos por Deus. Para conhecer a vontade de Deus a nosso respeito, o primeiro passo é vivenciar um processo de discernimento.
O projeto de vida deve responder aos anseios mais profundos do nosso ser; “Quais são os nossos projetos, pensamentos, e desejos para o futuro? O que procuramos ou ambicionamos? Em que colocamos a nossa realização pessoal?” A “eleição” como toda autêntica vocação humana não é um acontecimento ocasional, é parte constitutiva de nosso ser, nasceu conosco e vem se desenvolvendo e concretizando-se ao longo de toda vida.
A vontade de Deus é que respondamos livremente ao Seu amor por nós, exercendo nossa liberdade de maneira responsável, construindo um caminho de vida no desenvolvimento e prática do nosso projeto com base no Evangelho e mantendo uma relação de unidade e amor com o Deus de Jesus Cristo.
E aí, Vamos começar a construir seu projeto de vida?
Fonte: Projeto de vida: amar e ser amado -
Coleção
Leituras e releituras - Luís González -
Quevedo,SJ - Edições Loyola,
2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário