segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Irmã Analita celebra 50 anos de Vida Consagrada

Celebrar hoje 50 anos vividos como OBLATA, me leva fazer memória, relembrar momentos, com o coração agradecido. Talvez durante todo este tempo o verbo mais usado foi “Agradecer e Servir”. Agradecer a todos e a tudo o recebido até hoje. Colocar minha vida a serviço sem olhar a quem.

Agradecimento a minha família que sempre me serviu de suporte e apoio, sinto até hoje através das diversas gerações como fazem parte de minha opção de vida. As palavras de meu pai ao sair de casa para seguir a VRC, foram: “Minha filha vá, mas se não for isso que você busca as portas da tua casa sempre estarão abertas para o retorno, isso sem dúvida me deu segurança e serenidade”. Obrigada de coração a todos da minha família pela consideração e carinho! Nela foram e estão solidificadas as raízes da minha fé e valores de humanidade. 

As graças colhidas nestes 50 anos foram muitas e grandes, Deus tem sido sempre muito generoso e companheiro de caminho. Passo a passo, pouco a pouco e o caminho se faz! Estou convencida que hoje 02/02/2015 não é o dia propicio para celebrar, porque a celebração se dá ao acolher o acontecer de cada dia com suas novas chamadas e demandas. Evidente que existe um bonito por do sol, porque antes houve um amanhecer. Isto também é o que dá sentido a minha vida, caminhar e caminhar, neste caminho que sempre está aberto, nunca fechado para as novas opções e respostas. E mesmo quando o sol não nascer agradeço a Deus o dom da Vida e a Vocação recebida.

Agradecer a Congregação que através de cada Irmã, acreditou e confiou em mim a corresponsabilidade de colaborar no cuidado da Missão e para que o Carisma continue  vivo, com sua chama acesa. Foram anos de desafios e reconhecimento da força do compromisso vocacional, Ele é fiel sempre. E como a Elias ouvi muitas vezes a voz de Deus: “levanta-te come para fortalecer-te, tens muito caminho a seguir”...

Procurei acolher sempre a Palavra de Deus  como norma para minha vida. Os primeiros anos foram vividos com muita ilusão, entrega  e até mesmo com certa ingenuidade mas  pouco a pouco, Ele foi solidificando minha opção, entrega e apoiando a responsabilidade do meu SIM á vida e ao compromisso com a Mulher que continua dando sentido a  minha vocação e naquilo que faço.

Foi um período de acontecimentos significativos,  e vivencia Congregacional muito profunda, por isso novamente agradeço a Deus por tudo e peço a graça de permanecer em fidelidade ao Senhor nas pequenas coisas. Prosseguir no projeto do Pai em favor da VIDA e a serviço do Reino, Ele é mais do que nossos olhos podem enxergar. Prefiro continuar olhando o passado com gratidão, acolher o futuro com abertura, embora as vezes parece incerto e o presente na certeza de que não estou sozinha, Ele caminha comigo...

Um comentário:

Juliana Rodrigues disse...

Tia Analita, parabéns pela dedicação ao tão belo e necessário trabalho da Congregação das Irmãs Oblatas, e também pela perseverança nestes 50 anos de vida consagrada. Parabéns por ter-se permitido atender ao que Deus lhe pediu ainda tão jovem, entregando-se fiel e verdadeiramente ao projeto para o qual Ele lhe chamou. Um abraço apertado. Ju e Diogo :)