quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A espiritualidade do tempo da quaresmal


O tempo da quaresma, é um período privilegiado para cada cristão refletir sobre sua existência à luz da vida de Jesus Redentor, que veio a este mundo para viver e anunciar a Boa Nova de Deus: ou seja o grande amor Deus pela humanidade.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis, que devemos praticar a penitência, o jejum e a oração. A Igreja nos ajuda a trilhar e vivenciar o mesmo caminho de Jesus de Nazaré, como filhas e filhos de Deus.

Ao longo da história da Bíblia, percebemos que "Deus fez com seu povo um caminho de salvação guiado por Moisés." "O povo era escravo no Egito e Deus suscitou um líder para libertá-lo e conduzi-lo à terra prometida, onde corre leite e mel", ou seja, uma terra abençoada na qual Deus reinaria sobre todos, onde Ele seria o "seu Deus". Antes de chegar a essa terra, o povo precisou passar quarenta anos no deserto para escutar a voz de Deus, conhecer sua lei e aprender a praticá-la. Um tempo de prova e de preparação para uma experiência única de Deus.

Jesus continuou o caminho de Moisés no deserto, e se tornou o guia e o libertador de todos os seres humanos. Com seu jejum e sua oração, venceu a tentação no deserto. Ele manifesta a sua liberdade e seu senhorio sobre todas coisas materiais.

Jesus nos convida a mudar de vida, e a Igreja nos convoca a viver a Quaresma como um caminho de seguimento a Jesus Cristo Redentor, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Neste tempo somos provocadas a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus de Nazaré. O pecado nos afasta de Deus. Mas, Deus em seu imenso amor está sempre ao nosso lado pronto para nos acolher, abraçar e perdoar.

Ir. Sirley
Texto com adaptações. 
Fonte:  Nossa Família 
http://www.catequisar.com.br/texto/materia/
celebracoes/quaresma/15.htm

Nenhum comentário: