terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A importância de descansar nas férias

Muita gente tira férias para descansar e acaba se estressando ainda mais com a mudança de rotina ou ainda por não conseguir se 'desligar' das responsabilidades profissionais. Conclusão: mal volta ao trabalho e a pessoa já está precisando de férias novamente.

— A dificuldade em relaxar é um problema que vem se agravando. Tem gente, inclusive, que utiliza as férias no trabalho ou na faculdade para fazer cursos. Ou seja, não permite que o organismo se revigore — diz o chefe do departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula (SP), Luiz Gonzaga Leite.

Pacotes de viagem e excursões também podem se transformar numa experiência bastante desgastante. O turista acorda cedo, dorme tarde e acaba participando de uma agenda frenética durante o dia - a fim de aproveitar cada segundo do passeio. Na volta, é comum a pessoa se sentir ainda mais cansada.

— Todo mundo precisa tirar alguns dias de folga, no sentido exato do termo. O ideal é planejar com antecedência como o tempo será empregado para aproveitar o período da melhor forma possível. Se a pessoa tiver somente dez dias de descanso, mas utilizá-lo para realmente descansar a cabeça, se divertir, rir e conhecer gente nova, com conversas totalmente diferentes da sua rotina, muito bom. Será um período reparador — diz Leite.

Na opinião do psicólogo, o importante é reservar um tempinho para se "desligar" das atribulações que mais causam estresse, geralmente relacionadas à situação financeira e profissional.

Para quem sente que simplesmente não consegue relaxar e percebe que o constante estado de tensão está afetando a saúde e prejudicando as relações pessoais, seguem algumas dicas para driblar o problema:


Exercícios físicos
Procure atividades que lhe agradem. Pratique por prazer, não só pensando nos resultados.
— Durante a prática de exercícios ocorre a liberação de endorfina, essencial para o equilíbrio físico e emocional — explica o médico.




Alimentação adequada
Segundo o médico, as pessoas agitadas devem evitar o consumo exagerado de alimentos e bebidas estimulantes, como álcool, café e condimentos nessa fase. Uma alimentação balanceada e leve também é capaz de trazer sensação de bom humor.









Buscar atividades de lazer
Tentar fazer coisas que fujam da rotina é importante para que se possa 'desligar' das preocupações. Procure coisas que lhe proporcionem prazer, como ir ao cinema, teatro, ou parque.






Desenvolvimento da espiritualidade
— É importante cuidar do seu 'lado divino', ou seja, adotar leituras de textos específicos, alinhados com sua crença pessoal, e dedicar alguns minutos diariamente para a meditação ou oração — recomenda Leite.




Psicoterapia
— Quando essas medidas simples não são suficientes para aliviar o estresse - que fatalmente se transformará em doença mais adiante -, o ideal é buscar ajuda profissional. Um psicólogo poderá ajudar a descobrir e corrigir essa programação psíquica que impede a pessoa de controlar a ansiedade e o nervosismo.


Nenhum comentário: