quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Oração: Um despertar para Deus

“Sabeis em que momento estamos
Já é hora de despertardes do sono.
Agora, a salvação está mais perto de nós
Do que quando abraçamos a fé” (Rm 13,11).


A oração é uma atitude fundamental na vida de Jesus, assim como nas nossas vidas. Portanto, representa tanto uma relação pessoal quanto de comunicação com Deus, onde abrimos nossa vida e história para que o Senhor possa entrar e cuidar do nosso ser. Quando nos abrimos ao Espirito, entramos em comunhão, conhecemos e sentimos o amor de Jesus Redentor. Nossa fé precisa ser orante e relacional. Uma fé que não ora é morta.

Muitas pessoas dizem ter alguma dificuldade (de concentração) na oração. Pois bem, como dito no outro texto, orar não tem um formato mecanizado, é a pessoa se sentir livre e tranquila para conversar com Deus, nosso companheiro do dia a dia. Mas se ainda é complicado esta entrega, é interessante que para entender e sentir melhor esta experiência, a pessoa participe de um grupo de oração ou de um retiro, onde se exercita a oração com momentos de reflexão da própria vida e história, que percebemos a ação de Deus nas nossas vidas. É nestas experiências que despertamos para sentir e entender o amor de Deus, onde abrimos nossos olhos e escutamos seu chamado para trilhar um caminho de construtores do Reino.

Uma pequena parada para um momento forte de oração requer de nós um esforço pessoal, por isso esteja aberto para assumir essa atitude. Nós despertamos o nosso coração para Deus por meio da oração, do cultivo da espiritualidade e de uma mística, que nos coloca em uma relação de amor, de intimidade, fazendo da oração um verdadeiro encontro transformador que aumenta e nos fortalece ao longo da vida.

Despertar para Deus é a entrega total, sem receios e medos, experimentar tudo de bom que uma simples oração feita sozinha ou em grupo pode oferecer. E quando estamos despertos para viver o amor incondicional do Criador, desejamos e lutamos para que outras pessoas também sintam o sabor da nova vida que Deus nos presenteia.


Vamos iniciar este caminho de oração e cantemos um canto de vida. 


Texto com adaptações.
Livro Beber da fonte da Oração
Marcos Antonio dos Santos, CRL - Paulinas - 2005.

Nenhum comentário: