terça-feira, 7 de outubro de 2014

Mãe Aparecida, Rainha das Missões

Neste mês celebramos a festa de Nossa Senhora Aparecida. 
No texto abaixo, Irmã Sirley fala da importância de Maria, Mãe e Rainha das missões.


Desde criança a nossa fé nos ensina venerar Maria, como Mãe da Igreja e nossa mãe.  Ela foi a primeira discípula a trilhar as pegadas do Mestre Jesus.  Maria no contato íntimo com o Senhor da Vida, sentia que seu Filho era o Filho de Deus. Por isso, aguardava ansiosa o tempo do Messias entrar em ação no mundo, e revelar o Projeto do Pai para toda humanidade. E pouco a pouco no tempo de Deus tudo foi sendo revelado. 



A mulher do silencio, é também solidária. Através das aparições, se revela em cada cultura e Marca a vida de seu povo de forma profunda. Trazendo no rosto e no corpo, os traços de cada nação. 


No Brasil, ela emerge das águas pelas mãos de três pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso que convocados pela Câmara de Guaratinguetá, foram pescar peixes para visitas ilustres que chegariam à cidade. Apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba, porém sem sucesso. Os pescadores rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus, e receberam a bênção de encontrar a imagem da Mãe Aparecida, e a partir disso começou a aparecer muitos peixes no rio e eles conseguiram pescar. 

Este foi o primeiro de muitos Milagres realizado pela nossa rainha, a mãe negra Mariama, que percebeu a luta o sofrimento do seu povo e desceu no fundo das águas e se deixou encontrar, de um jeito nunca visto antes. Assim o povo brasileiro pode sentir e fazer a experiência de Pentecostes, que nos abriu aos dons do Espírito. A partir desse momento, são incontáveis as comunidades que encontraram nela a inspiração mais próxima para aprenderem como ser discípulos e missionários de Jesus. 

Com alegria vemos no Brasil que ela faz parte do caminhar de cada família que a assume como Mãe e padroeira, entrando profundamente no coração e na história de cada família  e acolhendo as ações mais nobres e significativas de seu povo. Os diversos títulos e os santuários espalhados pelo mundo testemunham a presença próxima de Maria às pessoas, e ao mesmo tempo manifestam a fé e a confiança que os devotos sentem por ela. “Ela pertence a eles e eles a sentem como mãe e irmã”. (Documento de Aparecida, 2007).

Rainha das missões, Maria é corredentora no Plano da Salvação. Ela é a “grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de muitos missionários na Igreja. Da mesma forma como deu à luz ao Salvador do mundo”, Ela continua auxiliando seus filhos a chegarem até Jesus.  

As Sagradas Escrituras descrevem a história da salvação, mostrando como Deus prepara a vinda do Messias. No Livro do Gênesis, após o pecado de Adão e Eva, há a promessa de uma mulher que esmagará a cabeça da serpente (Gn. 3,15). Isaías prenuncia que uma virgem conceberá e dará à luz a um filho, cujo nome será Emanuel – Deus conosco (Is. 7,14). Percebe-se claramente a vocação de Maria no plano da salvação. Maria foi missionaria desde quando aceitou gerar o filho de Deus.

Entende-se por missão, uma função que é dada a alguém com algum objetivo maior. PARA A IGREJA, UMA MISSÃO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À PREGAÇÃO DA FÉ EM CRISTO E NO ANÚNCIO DA BOA NOVA. Para nós, cristãos missionários, o objetivo maior é levar o amor de Jesus Cristo Redentor aos corações que ainda não o conhecem, para que seja realizada a promessa que está em Mateus 24, 14: "E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim". A origem da nossa missão está no próprio Deus que disse Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, discípulas batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei” (Mt. 28,19). Assim, temos um mandado (uma ordem), de pregar a palavra de Jesus.

Como filhas e filhos somos convidadas e convidados a nos deixar guiar por este exemplo de Mulher e Mãe que respondeu sim ao chamado de Deus, e propagou o amor de seu filho Jesus. Maria cumpriu a sua missão no mundo. 

E você já descobriu qual é a missão que Deus te chama?

Que você tenha um feliz dia com Maria! 
Ir.Sirley, OSR


Texto com Adaptações: missaodj.blogspot.com.br/2011/07/maria-rainha-das-missoes.html


Nenhum comentário: