domingo, 20 de outubro de 2019

Santíssimo Redentor - Expressão do Amor de Deus

DE TAL MODO DEUS AMOU O MUNDO, QUE LHE DEU SEU FILHO ÚNICO (Jo 3,16)

   
"Deus amou tanto o mundo...” é a revelação fundamental, que traz a certeza originante de toda uma experiência espiritual. O Amor é o centro dinâmico da Espiritualidade Redentorista. Um Amor afetivo que precede e motiva o amor efetivo. Uma experiência verdadeiramente bíblica, para quem conhece a linguagem profética da relação matrimonial entre Deus e o  seu Povo, tão bem exemplificada em Oséias e no Cântico dos Cânticos: "Eu os atraí com laços de bondade, com laços de amor" (Os 11,4). É um Amor gratuito, que brota primeiramente de Deus. Ele nos amou eternamente: - Amo-te com um amor eterno (Jr 31,3). Deus diz ao homem: - Olhe, fui eu o primeiro a amar você. Você não estava ainda no mundo. O mundo nem existia, e eu já o amava. Eu amo você desde que sou Deus. Amo você, e desde que amei a mim mesmo, amei também você"!

           Tal amor não se resume a uma declaração sentimental. É uma prática histórica, que culmina com a doação do Filho. A criação é o seu primeiro gesto de amor, no desejo de atrair para si o amor gratuito do homem: "...criou o céu, a terra e tantas outras coisas, todas por amor do homem” .
“Mas Deus não se contentou em dar-nos estas belas criaturas. Além disso, para cativar todo o nosso amor, Ele deu-se a nós em todo o seu ser. Deus Pai chegou ao extremo de nos dar seu próprio Filho: - Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu seu Filho único" (Jo 3,16). Jesus é, antes de tudo, a irradiação viva e humana do Amor do Pai pelo homem.
           A evidência formidável que brota dessa experiência de fé é esta: a Vontade de Deus, é essencialmente uma vontade de salvar a pessoa para o amor. Por isso, a Vontade de Deus não pode ser reduzida à dimensão jurídica das leis naturais e positivas, que são satisfeitas com a obediência. Toda a revelação cristã é a história de uma conquista amorosa do homem por parte de Deus, que vai acontecendo gradativamente no decorrer da história huma­na. A essência evangélica da Vontade de Deus é a vontade de amar e de ser amado. A conseqüência dessa descoberta é muito mais dinâmica do que todas as leis: se pela Reve­lação é essa a vontade de Deus, como não buscar essa Vontade com todas as forças e entregar-se totalmente a ela de forma incondicional, sem medidas e para sempre? "Ama um Deus que te ama tanto, antes que é o próprio Amor..."

Nenhum comentário: