terça-feira, 21 de maio de 2019

Há 209 anos nascia Padre José Serra – Realizando um Sonho

Em 11 de maio, a Família Oblata de todo o mundo celebra o aniversário de nascimento de José Maria Benito Serra que fundou, junto com Antonia de Oviedo, a Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor;

Por este motivo, o Blog Vocacional ao longo deste mês  irá apresentar um  pouco da vida de Padre Serra e você poderá entender o porque este homem é denominado profeta da Justiça e compaixão.


Há 209 anos nascia Padre José Serra

Realizando um Sonho.


Com a disponibilidade de Antonia de Oviedo, a intuição de Serra se Redimensiona. Sem demora já que a nobre causa assim o exige, mobilizam-se as energias, redobram-se os esforços e ambos com o sonho impossível se realizando em suas mãos, entregam-se com grande empenho na criação de um lugar cálido e luminoso como o horário de meio-dia! 

Com uma mesa densa de relação, encontro e festa. Em Ciempozuelos, cidade próxima a Madrid, abrem-se as portas da casa, num dia de junho de 1864. Inicia-se um caminho cheio de empenhos para mostrar e oferecer o rosto alegre da vida. Um caminho cheio de horizontes, apontando sempre um novo amanhecer com a cor da esperança. Pelas cartas  e apontamentos pessoais, sabemos que juntos vão fazendo a preparação da casa, as licenças civis e religiosas que levassem  adiante o projeto “elas estaria à frente das jovens; eu me ocuparia de coordenar, fundar, etc. E Monsenhor Serra, de longe ou de perto, dirigirá a casa” diz Antônia.

Logo viriam seis anos de buscas, ensaios e tentativas. Uma comunidade religiosa não permaneceria mais que dois anos. Dificuldades de todo tipo se fez presente naquele projeto de Ciempozuelos. Nos anos que precederam e seguiram a revolução de setembro de 1868 – “a gloriosa” – foram cheios de miséria e instabilidade política, pareciam que iam acabar com aquele pequeno projeto idealizado com amor. Em 1869 um incêndio reduz a cada cinza, mas Serra cresce nas dificuldades. Não se rende. Sua força e sua fé se sustentam no Deus de Jesus que tem preferencia pelos mais pequeninos e insignificantes.

E ele sente uma imensa alegria porque as mulheres se recuperam e olham para a vida de pé, de frente. E encontram “ a moeda perdida”, e a casa se enche e explode de música e festa.

Isso o anima a seguir lutando e anunciando boas notícias.


Fontes:
Duas histórias um único caminho
José Maria Benito Serra – Profeta da Justiça e compaixão
Biblioteca Histórica Vol.  III.1  e Vol. III.2 – José Maria Benito Serra
 – Estudos sobre sua vida – Missionário.



Curta nosso Facebook e Instagram 

Nenhum comentário: