terça-feira, 14 de maio de 2019

Há 209 anos nascia Padre José Serra – Chamado a um novo caminho

Em 11 de Maio a Família Oblata de todo o mundo celebra o aniversário de nascimento de José Maria Benito Serra que fundou, junto com Antonia de Oviedo, a Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

Por este motivo, o Blog Vocacional ao longo deste mês  está apresentando um  pouco da vida de Padre Serra; e você poderá entender o porque este homem é denominado profeta da Justiça e compaixão.


Há 209 anos nascia Padre José Serra


Chamado a um novo caminho.


Quando Serra deixa a Austrália e volta para Madrid em 1862, ele não fica parado e seu coração já o começa a chamar para voos mais altos. Apesar de sua saúde frágil, seu ardor missionário o faz estar atento à realidade social que enfrentava a Espanha; assim, ele dedica parte de seu tempo em atividades pastorais, obras de caridade menos atendidas e, principalmente, em confessar, consolar e instruir as pobres crianças enfermas do Hospital São João de Deus.

É aí neste hospital que Padre Serra foi tocado profundamente, quando um dia de repente, foram suplicar-lhe que fosse ouvir a difícil confissão de uma das pobres moças enfermas marcadas pela prostituição que estavam no mesmo hospital. A partir daí ele busca incansavelmente recursos para atender essas mulheres. Esta experiência seria o chamado de Deus para que Serra iniciasse um novo projeto, uma Congregação? 

Padre Serra se sabe “ignorante” em sua nova caminhada, mas isso não assusta nem lhe infunde medo, Serra confia que Ele, que o chamou, lhe mostrará o caminho. Por outro lado, é nessa caminhada que ele vai adquirir uma maior compreensão das virtualidades contidas na inspiração fundamental. 




Fontes:
Duas histórias um único caminho
José Maria Benito Serra – Profeta da Justiça e compaixão
Biblioteca Histórica Vol.  III.1  e Vol. III.2 – José Maria Benito Serra
 – Estudos sobre sua vida – Missionário.




Curta nosso Facebook e Instagram 

Nenhum comentário: