segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Maria: Inspiração em nosso cotidiano missionário

A história da religiosidade popular nos faz, muitas vezes, imaginar Maria a partir do estereótipo da pacata dona de casa ou a jovem mãe com o filho nos braços. No entanto, Maria é mais que isso; é a mulher da coragem, do sim sem limites, a mulher do silêncio cheio de sabedoria, o modelo de discípula.

É essa mulher forte e mãe terna, seguidora de Jesus na causa do Reino, que nos inspira para uma resposta generosa e fiel aos Projetos de Deus no nosso cotidiano. Ao percorrer a narrativa dos evangelistas, enxergamos Maria, a pedagoga que nos ensina a ser missionários e missionárias, discípulos e discípulas. Maria, ao saber que daria a luz ao Filho de Deus, diz sim, mesmo ainda sendo muito jovem. Ela nos ensina a responder sim ao chamado para a messe onde os operários e operárias são poucos. 

Maria é a mulher que não hesita. Ao saber que sua prima Isabel está grávida, se põe imediatamente a caminho. Ponhamo-nos também à caminho sempre que necessário for, sempre que nossos irmãos e irmãs de nós precisarem.

Imagem: A12.com
Maria nos ensina a ouvir e a fazer tudo o que Jesus nos disser. É nas Bodas de Caná que ela, ao estar atenta ao que se passa, sabe dizer que faltava vinho. Estejamos nós atentos em nossa família, em nosso trabalho, em nossa comunidade, para, assim como Maria, sermos solícitos e saber ouvir, para fazer tudo o que Ele nos disser.

Maria aprende com Jesus. Ela muda a direção do seu caminhar. De maneira inovadora, Jesus apresenta o Reino de Deus. É árduo também para ela os novos passos, afinal, a sua história de mulher de Nazaré da Galiléia a faz ter certezas construídas a partir da história do seu povo. Aprendamos nós a desconstruir certezas arraigadas em nossas culturas, para que, com o espírito mariano, entendamos a proposta do Jesus ousado e atual e nos coloquemos a caminho.

Por fim, Maria é especialmente contemplada pelo Espírito Santo, na concepção de Jesus e na comunidade dos discípulos em Pentecostes. Agraciada por Deus, ela é para nós, como flecha que aponta para Jesus Cristo e nos convoca a sermos discípulos e discípulas do seu Filho, missionários e missionárias em prol da construção do Reino, em favor dos mais pobres, humildes e abandonados.

Louvemos à Maria mãe, mulher, serva de Deus, discípula, missionária pedagoga da libertação e da esperança. Não tenhamos medo de nos colocar a caminho. Aprendamos com ela a seguir o Mestre Jesus.

Texto: Hilda C. de Miranda Farias 
(MLR - Unidade Dom Muniz - Belo Horizonte - MG)
Fonte: Revista Akikolá.




Conheça nosso Instagram @VocacionalOblatas

Nenhum comentário: