segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Juventude e Bíblia: Uma Amiga de todos os dias

Como já falamos anteriormente, ler a bíblia exige disciplina e persistência. E nada melhor do que se organizar para que tudo ocorra da maneira que você deseja e num prazo que seja de acordo com as suas possibilidades. Na internet há vários planos de leitura da Bíblia que podem ser utilizados. Para o jovem que lê a bíblia, o melhor é aproveitar um quadro de leitura bíblica, com todos os nomes dos livros para que você possa marcar qual está lendo.

Há, ainda, sites católicos que disponibilizam estudos online e facilitam muito ler a bíblia. Basta apenas uma inscrição gratuita para a iniciação do curso, mas atenção porque apesar de ser uma boa escolha, você terá que fazer os estudos de acordo com um cronograma já determinado.

Outro plano de leitura muito popular, se o jovem que lê a bíblia começar pelo Novo Testamento, será fazer a leitura da primeira Carta de São João, que deve ser lida por duas vezes, e passar para o Evangelho de São João. A partir daí, começar a ler a narrativa do Evangelho de São Marcos, depois as cartas de São Paulo e em seguida o Evangelho de São Lucas. Depois chegou a vez do livro que é a continuação do Evangelho de Lucas, que são os Atos dos Apóstolos. A Carta aos Romanos e o Evangelho de São Mateus complementam o estudo. Para finalizar, leia as Cartas aos Coríntios, Carta aos Hebreus, Carta de São Tiago, 2 cartas do apóstolo São Pedro e depois as segunda e terceira cartas de São João, além de a Carta de São Judas. Depois de todas essas leituras, chegou a vez do Livro do Apocalipse.

Como conhecer a Bíblia deve fazer parte da história de todos os jovens católicos, uma dica é unir outras pessoas da sua comunidade e começar um estudo conjunto. O combinado deve ser o seguinte: pode-se dividir a Bíblia em capítulos através de um plano de leitura e, semanalmente, ocorrer uma reunião para que as pessoas possam dizer o que compreenderam e também falar sobre as principais dúvidas. Ocasionalmente, durante esses eventos, também pode-se convidar uma pessoa que tem maior conhecimento sobre a bíblia para falar sobre os assuntos considerados mais difíceis.

Independente de qual a escolha e plano para ler a Bíblia, o jovem que lê a bíblia tem que rezar e meditar sobre a leitura, diariamente, ações que abrem as portas do coração para uma maior compreensão dos conhecimentos ocultos que estão na Bíblia.


Boa Leitura!

Fonte: Santuário de Fátima Palmas




Conheça nosso Instagram @VocacionalOblatas

Nenhum comentário: