quarta-feira, 20 de junho de 2018

Vida e missão de Madre Antonia - O Nome Misericórdia

Antonia M de Oviedo e Schöntal, quando se tornou fundadora, tomou o nome de Misericórdia, assumindo como sua tarefa: a de resgatar a mulher caída. Ela não poderia encontrar um nome que se harmonizasse melhor com ela. Assim, como o nome na História da Salvação sustenta o ser e a missão de quem o carrega, Antonia também, ao adotar a da Misericórdia, identifica-se com seu significado íntimo, porque era a misericórdia seu modo; era seu elemento; era ela misericórdia de nome e em seu âmago.
Em Antonia, a misericórdia não era o silêncio covarde e cômodo em ocasiões que é preciso falar; isso, em outras palavras, se chama claudicação. Ela falava e corrigia, mas com misericórdia, que é mais que com mansidão; unia tudo isto que é tão difícil reunir: mansidão, carinho, sinceridade e firmeza, em partes iguais, tendo substância de caridade como excipiente.

Nesta nova escolha, ela descobre-se portadora do dom de amor e enviada à missão de salvar “o que se havia perdido”. Misericórdia é um amor que salva. Amor incorporado na necessidade de salvação. E quando o amante se debruça sobre o amado carregado de miséria, não pode haver outra forma de relacionamento salvífico além do "amor misericordioso". Tal é a presença encarnada do Deus-Amor entre as pessoas. O próprio homem, feito em tudo igual ao ser humano, menos em pecado, assume a miséria da pessoa para libertá-lo pela força de seu amor misericordioso.

Fonte: A venerável M Antonia – A pedagogia do amor.


Conheça nosso Instagram: @vocacionaloblatas


Nenhum comentário: