sexta-feira, 9 de março de 2018

Mulheres da Bíblia - Miriam, a profetiza.


A Irmã de Moises, Mirian, é lembrada como uma das líderes da libertação do povo do Egito. Ela é chamada com esse nome no Livro do Êxodo em algumas traduções da bíblia, em outras, como a Bíblia da CNBB, sempre a citam como Maria: Maria, a profetisa, irmã de Aarão, apanhou um tamborim, e atrás dela saíram todas as mulheres tocando pandeiro e dançando, enquanto Maria lhes repetia:



“Cantai ao Senhor porque estupenda foi a vitória:
cavalo e cavaleiro ele jogou no mar!”

Miriam é a primeira mulher a ser chamada profetisa na Bíblia. Assim, ela se torna referência de tradição profética das mulheres no Antigo e no Novo Testamento.

O Livro do Deuteronômio afirma que Moisés era o maior dos profetas e, por causa disso, sua irmã tornou-se a primeira e a maior das profetisas. A profetisa é uma mulher que age como porta voz de Deus, recebendo a mensagem dele e proclamando-a de acordo com seu desígnio para o povo.

Poucas mulheres do Antigo Testamento receberam esse título honroso. Nesse grupo estão incluídas Débora e Hulda. O Senhor Deus fala a seu povo por meio delas. 

A profetisa Miriam, irmã de Moisés e de Aarão, era importante na vida litúrgica do povo. Nas liturgias antigas todo o povo participava, tocando instrumentos, cantando e dançando. Nessa tradição, as mulheres profetisas criavam cânticos de louvores e lideravam o povo na dança litúrgica. 
O capítulo 15 de Êxodo apresenta o cântico de Miriam:

Minha força e me canto é o Senhor,
ele foi para mim a salvação.
Ele meu Deus, eu o glorificarei;
o Deus de meu pai, eu o exaltarei;
O Senhor é um guerreiro, seu nome é Senhor [...].
Tua direita, Senhor, majestoso em poder,
tua direita, Senhor, destroça o inimigo.
Com tua grande majestade arrasas o adversário,
desencadeia teu furor, que os consome como palha.
Ao sopro de tua ira amontoaram-se as águas,
as ondas ergueram-se como um dique,
as vagas congelaram no coração do mar [...]
Quem entre os deuses é como tu, Senhor?
Quem como tu, magnifico na santidade,
terrível nas proezas, autor de prodígios?
[...] Guiaste com amor o povo que resgataste,
 Conduziste-o com poder á tua morada santa.

O cântico de Miriam faz parte de uma longa tradição que inclui os cânticos de Débora e de Ana, a mãe de Samuel, e celebra o grande amor de Deus para com seu povo.

Texto com adaptações.
Fonte: Mulheres da Bíblia – Paulinas 2004.



👱Miriam foi uma mulher a frente de seu tempo, que com seu jeito de ser e através de cânticos,tornou-se uma porta voz de libertação e salvação de um povo. E você, em sua realidade, o que mais te chama atenção nesta história e o que você percebe em um comum em sua vida?









Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário: