segunda-feira, 19 de março de 2018

É preciso pensar na superação da Violência

Havia pensando em escrever falando um pouco das conquistas das mulheres, desse fenômeno que toma as ruas com mulheres feministas, diferentes frentes, lutas diversas, com bandeiras que se divergem, mas onde a sororiedade impera diante dos corpos de tantas mulheres vitimadas pela violência do feminicídio.

Diante dos últimos acontecimentos fiquei questionando, se falar de conquista agora realmente faz sentido. Sim, estou pensando na Morte de Marielle Franco e Anderson Gomes que foram vítimas de um assassinato brutal, esse foi o assunto mais comentado por onde se passava, a notícia ultrapassou as fronteiras do nosso país motivo pelo qual não adentrarei em detalhes. Mas também estou pensando em todos os homens e mulheres que tiveram suas vidas ceifadas por esse sistema caótico do qual estamos. E é por eles que não vou fazer o recorte das conquistas das mulheres. Esse é um tempo de grande luta. Estamos começando e recomeçando alimentados pela esperança na certeza que assim não é possível continuar, queremos outra sociedade, precisamos divulgar fazer visível a solidariedade.

A Violência assola a todos e aqui quero fazer questão de frisar que estou falando na amplitude da palavra, nas suas mais profundas vertentes, essa ferida que aterroriza e paralisa o ser humano nas ações mais comum do cotidiano, o sujeito limita-se a fazer apenas o que precisa ser feito. Ousaria perguntar se você não tem evitado sair à noite? Se faz uso do celular tranquilamente na rua? Se ao estacionar o carro antes de sair não dá uma olhada em torno independente do lugar onde estaciona? No transporte público está sempre atento ao embarque e desembarque de passageiro? Poderia seguir fazendo questionamentos dentro desta linha e caso você nunca tenha passado por isso, conhece alguém que faz. 

A questão maior é que acostuma-se a viver com insegurança. Ouvindo uma mulher Síria no Fórum Social Mundial que aconteceu em Salvador de 13 a 17 de março de 2018, em uma das Tendas Temáticas recordo que a mesma dizia assim: “Quando a guerra começa você se assusta tanto que não quer sair de casa para nada, o medo não permite que as crianças possam ir à escola. Os barulhos das bombas, dos tiros te estremecem a cada segundo, mas o tempo passa e como não termina você se acostuma e já passa a sair normalmente.” 

Existe uma musica música de Padre Fabio de Melo intitulada com o nome de: "Já Me Acostumei" e vou apenas citar a primeira estrofe, creio que seria interessante ouvir toda depois e buscar a letra completa. A estrofe diz assim: Já me acostumei com a falta de caridade/ já me acostumei com os gestos de Barrabás/ já me acostumei com toda certeza/ Pois a natureza do insano me atingiu.

A mulher Síria tem razão, acostuma-se, tristemente se acostuma a conviver com a dor, a miséria, o sofrimento, o medo, o descaso público, a viver a margem, a entender que a violação de direitos se naturaliza. Acostuma-se assistir uma notícia sem o compromisso com a verdade, e completamente parcial. Acostuma-se a ver a violência doméstica como caso particular do casal, ao feminicídio como problema de mulher, estupro a culpa é sempre da vítima, violência institucional, psicológica, patrimonial se acostuma olhando a estática. 

O que refletir depois de ouvir essa mulher Síria, pensar nesta música e olhar a violência que também machuca tanta gente neste país, mas pensar nas suas maiores vitimas, as mulheres me causou um estranho silêncio, fiquei pensando no tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e a Superação da Violência e no Lema: Em Cristo somos Todos Irmãos (MT, 23,8).

Não basta denunciar as violências, é preciso pensar em uma maneira de superar, criar redes de prevenção. Aliás, precisamos seguir denunciando sempre, mas faz se necessário o combate à violência na raiz; enquanto escrevo esse texto sei que em algum lugar do mundo tem uma mulher morrendo pelo simples fato de ser mulher e a denuncia aqui é fundamental. Porém temos que discutir sobre violência nos lugares onde estamos levar os homens a se perceberem dentro deste contexto. 

Vivemos em uma sociedade Patriarcal, Machista, sexista a violência precisa ser compreendida dentro deste sistema. O Brasil de hoje não é o Brasil do passado, mas o controle do homem sobre a mulher persiste na memória social - explica Lia Zanotta do departamento de Antropologia da universidade de Brasilia(UnB).

“No Brasil República, as leis continuaram reproduzindo a ideia de que o homem era superior à mulher. O Código Civil de 1916 dava às mulheres casadas o status de “incapazes”. Elas só podiam assinar contratos ou trabalhar fora de casa se tivessem a autorização expressa do marido.”

Não poderia terminar esse escrito sem dizer que a taxa de feminicídio no Brasil é a quinta maior do mundo, as mulheres seguem sendo mortas pelo simples fato de ser mulher. A educação será uma aliada na superação da violência. Paulo Freire dizia: É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. 

A superação virá com a desconstrução, e para isso homens e mulheres precisam acreditar que ambos têm o mesmo direito à liberdade. Finalizo com Simone de Beavouir; Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre.

#Paremdenosmatar

Ir. Ana Paula Assis, OSR


Curta nossa página no Facebook: Vocacional Oblata

Nenhum comentário: