segunda-feira, 16 de maio de 2016

Coração Modelado pelo PAI

Na Exortação Apóstólica pós-Sinodal Verbum Domini, Bento XVI afirma que Maria teve a vida totalmente modelada pela Palavra: "Maria se sente verdadeiramente em casa na Palavra de Deus, dela sai e a ela volta com naturalidade". Ter um coração modelado por Deus significa, sob a ótica da espiritualidade e da mística cristã, ter os mesmos sentimentos do Altíssimo, caminhar ao lado d'Ele, realizar sua vontade, depositar em seu coração a própria vida com  naturalidade e adoração, deixar Deus conduzir sua história de modo que a fé guie toda a existência da pessoa.

Essa entrega consciente foi marcante na pessoa da Virgem Maria. Todo o seu ser foi modelado por Deus como argila nas mãos do oleiro. Essa imagem do oleiro é muito significativa para quem quer entender o processo de formação humano e cristão. Deus, na sua infinita generosidade, constrói o homem e lhe sopra o vento da vida.

Deus toma sua criatura nas mãos e, com o coração ardente, unge os filhos com os mais diversos dons. Deus forma cada um segundo seu querer; assim foi com a pessoa de Maria. Embora sendo predestinada à história da salvação, Maria coloca-se sob o amparo de Deus e deixa que Ele a conduza. Em momento algum, ela duvidou da graça de Deus, pois sendo observante dos mandamentos, tinha a convicção de que o melhor em sua vida só poderia vir d'Ele.

Maria foi formada na pedagogia da Palavra divina, sendo ela mesma o sacrário vivo onde o Verbo habitou. A Palavra Encarnada fez dela a Mãe por excelência: da alegria e da dor, da crus e da ressurreição. Maria é formada na humanidade e passa por todas as situações humanas que muitas vezes aterrorizam o coração dos homens. Porém há uma grande diferença entre ela e nós: a fé. Nem sempre nossa fé é sólida, capaz de suportar as atrocidades da vida. Nem sempre estamos convictos deste poder transformador em nossas vidas e nem sempre recorremos  a Deus com o coração puro. Mas Maria, sim, sempre acreditou. Ela é  a mulher da fé, e, mesmo com a espada de dor transpassada, nunca deixou de amar Deus, nunca deixou a fé, nunca se revoltou ou se escondeu.

Assim, a doutrina cristã vivida por maria é sempre atual, para que o homem novo também seja moldado pela Palavra. Cristo, a Palavra viva, é sempre a consumação da nossa alegria. Caminhar com Ele, saindo da Galileia e partindo para Jerusalém numa peregrinação de fé, é buscar incansavelmente nos caminhos da nossa história, por onde quer que estejamos, a força de Deus que molda nosso coração na Verdade e pal Vontade de Deus. Eis o grande segredo para a escuta atenta de Cristo e a graça da autêntica entrega a algo que  realmente dê sentido à vida.

O Coração de Maria foi moldado e é modelo para nosso itinerário cristão de fé. Sintamos-nos enviados a crescer na entrega total ao Verbo.

Padre Nilton Boni, cmf
Revista Ave Maria - Abril 2013

Nenhum comentário: