quinta-feira, 5 de maio de 2016

Como Maria Educou Jesus

Quando Deus pensou em salvar o mundo, enviou seu Filho como Salvador. Escolheu a Virgem Maria, mulher de fé e de total disponibilidade à sua Vontade , para realizar o seu Plano, tornando-a Mãe de seu Filho. Diante do apelo de Deus na anunciação, sua resposta foi "SIM". Deus pensou também na importância da família (lc 1,26-31.35.38).

Em Lucas 2,7, vemos Maria envolvendo seu filho recém-nascido em faixas, como fazia toda mãe. O Filho de Deus tem sua glória oculta em faixas! Nada de extraordinário, nada de esplendor! Jesus era uma criança divina, mas ao encarnar assume a fragilidade humana: o Filho do Altíssimo, frágil e pequenino nos braços de uma jovem de Nazaré.

Maria tem de exercitar sua fé não só diante daquela criancinha, mas durante toda a sua vida. Com o seu SIM, Maria assume a missão de mãe, educadora. São José, seu esposo, também colaborou com a ela. Certamente teve grande influencia na formação da personalidade de Jesus, através do testemunho de sua vida.

Na perda de Jesus no templo, Maria questionou seu filho: "Filho, por que fizeste isso?". Ela não entendeu a resposta de Jesus, mas guardou as palavras em seu coração. E o Evangelho continua: "voltando para casa, Jesus crescia em estatura, graça e lhes era submisso" (Lc 2,48-52). Jesus estava sempre atento aos desejos de seus Pais. Basta lembrar as Bodas de Caná, em que Ele fez questão de ceder à vontade de sua Mãe e salvar a festa (Jo 2,1-10)!

Pelas atitudes de Jesus em sua vida (com José!) cumpriu muito bem sua missão de mãe, formando um homem piedoso, corajoso, coerente, bondoso, simples e muito atento às necessidades de outros, sobretudo dos mais carentes e marginalizados. Um homem sempre obediente á Vontade de Deus.
Maio é o mês consagrado à Virgem Maria. Nele também se comemora o "Dia das Mães". É nos braços maternos que a criança vai adquirindo e crescendo na fé, no amor e na responsabilidade.
Que a Sagrada Família de Nazaré seja o modelo a seguir na construção de um lar cristão!

Ir. Luisa Maria Barreto Valle, ISJ 
Fonte: Revista mensageiro do Coração de Jesus
Maio 2014



Nenhum comentário: