quinta-feira, 26 de maio de 2016

A Eucaristia e Madre Antonia

A Eucaristia é o centro, a vida de nossa Igreja. A ela se ordenam todos os sacramentos e ministérios, é um assunto muito importante e uma realidade com a qual estamos acostumados a lidar. A Eucaristia é Ação de Graças e louvor ao Pai, fonte de caridade, Memorial da Nova Aliança. Presença de Cristo, sacramento, dos sacramentos.

Jesus disse: "Eu sou o pão vivo, descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente". Eucaristia é o nosso alimento espiritual, é o coração da vida da Igreja. Por seu sacrifício Jesus derrama as graças de salvação sobre toda a Igreja. É presença real de Cristo no meio de nós. Devemos nos preparar bem para receber a Eucaristia. É sustento para nossas forças ao longo desta vida, nos une a Maria Santíssima e a todos os santos.

Nossa Madre fundadora, Antonia Maria da Misericórdia, foi uma mulher de grande amor e devoção à Santa Eucaristia. Nas páginas dos documentos da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, percebemos a admiração, presença forte e intimidade com Jesus Eucarístico, em todos os momentos de sua vida. "...Recomendo-lhes muito, e o faço de um modo especial, a Santa Comunhão. Ah! se vocês soubessem quantas graças perdem ao afastar-se desse banquete sagrado, (...) Como vocês querem sozinhas combater os combates da vida! Que Jesus sacramentado esteja sobre o coração de vocês como um escuto e o inimigo fugirá". ( Biblioteca história, Origens da Congregação Vol I. pág 347).
Seguindo o exemplo de Madre Antonia, como cristãos Católicos temos que ter um compromisso de fraternidade. A Eucaristia não é apenas expressão de comunhão na vida da Igreja; ela também é projeto de solidariedade. O cristão que participa da Eucaristia aprende dela a fazer-se promotor de comunhão, de paz, de solidariedade. 

Que a comunhão recebida seja para todos ocasião preciosa para uma renovada consciência do tesouro incomparável que Cristo confiou à sua Igreja. Recebendo o Corpo e o Sangue do Senhor, vivendo seus ensinamentos, aprofundemo-nos nesse sagrado mistério e possamos dizer como o apóstolo Paulo "Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim."

Texto com adaptações:
Fonte: Revista Akikolá (Trechos Pe. Macedo, C.Ss.R.)
Bíblioteca Histórica - Irmãs Oblatas Ssmo Redentor-
 Origens da Congregação Vol I
Site: Catequisar


Nenhum comentário: